Veja algumas curiosidades e histórias de Brisbane e seus bairros

A charmosa Brisbane também tem seus truques, assim como Sydney e Melbourne, a cidade é cheia de causos e lugares pitorescos para se conhecer. Andar pelas ruas arborizadas e que ainda guardam vários exemplares históricos, pode te fazer ter boas surpresas pelo caminho, principalmente ao sair do centro. E hoje você vai viajar conosco nesses lugares e em algumas dessas histórias, vai poder pegar dicas inusitadas para fugir do roteiro básico e também conhecer curiosidades da cidade e de seus bairros.


Centro de Brisbane e várias histórias pelo caminho


Já prestou atenção aos nomes das ruas do centro?

Iniciando com um "causo" histórico, você que mora em Brisbane, já reparou que as ruas do centro tem nomes de mulheres em perpendicular com os de homens? E pra você que ainda está vindo pra Brisbane, sim isso é verdade. Não é qualquer homem ou mulher embora, são todos membros da realeza, dentre reis, rainhas, princesas e outros. Temos no meio do centro da cidade a rua Queen (rainha), daí para as laterais, rua Adelaide, Ann, Alice etc. E na perpendicular, Albert, Edward, Creek e Wharf. Mas espera, esses dois últimos são nomes de gente? Ahá pegadinha do malandro. Creek é um pequeno córrego e, onde hoje é a rua, antes era um canal de água. E Wharf? Bem, essa era a rua que dava no wharf, o cais.

Esquina da Edward com Queen street - Centro de Brisbane

Visite uma prisão histórica
Existem vários tours legais que dá pra fazer na cidade, um deles é visitar a Boggo Road Gaol, lá eles funcionam todos os dias (exceto feriados públicos) e dá pra fazer o tour dos prisioneiros, o tour dos oficiais, o tour fantasma e vários outros. A maioria deles têm uma hora e meia de duração e além de se divertir, você vai conhecer um pouco da história da cidade. Mais informações você encontra no site oficial da prisão, AQUI. No próprio site da prisão, você também encontra os links para os tours nos cemitérios e outros lugares assombrados na cidade.

Já pensou em morar em uma ponte?
E no caso não queremos dizer morar embaixo da ponte, mas sim dentro dela mesmo. E esse é mais um curioso tour que a cidade oferece. A história é a seguinte, existia um pedágio na ponte de Indooroopilly e aqui uma pausa para dizer que essa é a única ponte habitável do hemisfério sul do planeta. Continuando, o oficial que recolhia o pedágio morava nessa ponte com sua família em um apartamento e o outro era uma moradia estudantil (tá vendo, quem sabe um dia você mora na ponte). Hoje em dia, até segunda ordem, nenhum dos apartamentos estão funcionando e estão apenas abertos para visitações. Agora um comentário, deve ser engraçado o endereço desse lugar "pilar da ponte de Indooroopilly", ou algo assim.

O tour da ponte e vários outros são feitos pelos voluntários chamados Greeters. Dá uma olhada no site deles e marca um passeio gratuito pela cidade para conhecer alguma curiosidade.


Outro tour da cidade é para o relógio de Brisbane, nós fomos lá, olha o vídeo que fizemos para vocês:





Nomes dos bairros da cidade

Descobrimos com o pessoal do The Courier Mail uma lista com o motivo e significado dos nomes de todos os bairros de Brisbane. Selecionamos alguns dos mais conhecidos para mostrar pra vocês, mas se quiserem saber algum que não esteja nessa lista, é só perguntar nos comentários que te contamos.

Brisbane city (Centro): o centro da cidade (CBD) é o lugar original do assentamento penal e quando Queensland ainda não era uma colônia separada de NSW, o explorador John Oxley nomeou o rio com o nome do governador de NSW na época, Sir Thomas Brisbane. Daí a crescente cidade ficou com o nome do rio e foi escolhida como capital após a separação das colônias.

Fortitude Valley: recebeu o nome do navio de imigrantes Fortitude, um dos três navios fretados para transportar colonos livres da Escócia para a baía de Moreton, onde fica a foz do rio Brisbane. Então o bairro seria o "Vale Fortitude".

South Brisbane: esse bairro tem um nome autoexplicativo, Brisbane Sul, já que fica ao sul do centro da cidade, do outro lado do rio. A área era conhecida como Kurilpa para os povos indígenas locais, que significa lugar do rato d'água. E antes que você pense que esquecemos algo, South Bank não é um bairro, é um grande parque localizado em South Brisbane, o parque conta também com apartamentos e restaurantes, além das áreas públicas.

Spring Hill: fica logo ao lado do centro, recebeu esse nome porque a colina na qual o bairro foi construído era a fonte do riacho que foi o primeiro suprimento de água doce da cidade. O nome então seria algo como "Colina da Primavera", fazendo referência talvez a refrescância que as águas do riacho proporcionava. O bairro ainda conta com as Spring Hill Baths em pleno funcionamento. A piscina construída em 1886, é um prédio histórico e além de belos espaços como os vestiários e a área de assentos, serve ao seu propósito de banho e diversão, até mesmo durante o inverno pois ela é aquecida. A taxa para tomar banho é bem baratinha e qualquer um pode ir e, para quem quer só olhar, é mais barato ainda.

West End: recebeu esse nome porque lembrou aos primeiros colonos o West End, uma das áreas de Londres. O nome aborígine para a área, como falamos ali em cima, é Kurilpa, que significa lugar do rato d'água, pois essa é a mesma área do bairro de South Brisbane.

Indooroopilly: o bairro, o mesmo da ponte do tópico anterior, recebeu seu nome por influência da língua aborígene e, quer dizer sarjeta de sanguessugas. Sim, estranho. Mas até que é um bairro simpático, com uma área comercial boa e perto do centro.


E para quem quer saber mais sobre os bairros da cidade e ver umas dicas sobre onde morar, olha esse artigo [AQUI], sobre os bairros que os estudantes mais gostam e, esse [AQUI] para dicas de ótimos lugares fora do circuito mais popular.


Mande um e-mail para nós CLICANDO AQUI e saiba como fazer turismo ou intercâmbio na Austrália e receba um atendimento personalizado. Veja nossas dicas também em nosso canal no YouTube e página do Facebook, fique por dentro das curiosidades e promoções seguindo nosso perfil no Instagram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário