Que documentos trazer, o que deixar organizado no Brasil. Necessidades diferem dependendo do seu visto. Fique informado aqui!

Você que já organizou o seu intercâmbio, já está com as malas prontas e contando os dias para embarcar, talvez esteja se perguntando quais documentos levar. Uma vez que documentos de menos podem impedir a renovação do visto ou de outros documentos, como o passaporte, mas documentos de mais podem parecer suspeitos para a imigração. Daí vem a dúvida e vem também a Australia Channel com o blog recheado de dicas úteis, curiosidades e sugestões de viagens para ajudar vocês em todos os momentos do intercâmbio. 

Trazer ou não um documento?

Documentos de identificação e certificado de vacinação
Esses são essenciais, independentemente de qualquer coisa. O mais óbvio de todos, passaporte, sem o qual você não entra na Austrália. Mas também a sua identidade nacional e caso vá precisar renovar seu passaporte durante o seu período na Austrália, confira a lista de documentos que a embaixada brasileira solicita para a renovação. Além de tomar a vacina contra a febre amarela, o que é obrigatório, é importante você fazer o certificado internacional de vacinação. No certificado vem escrito em inglês que você realmente foi vacinado e comprova o fato sem questionamentos.

Fizemos um artigo mostrando como renovar seu passaporte na Austrália, veja [AQUI].

A carteira de motorista
Cada estado australiano tem regras próprias no que diz respeito a usar uma carteira não australiana para dirigir, mas todos são unânimes ao pedir que a carteira seja traduzida para o inglês. As melhores opções pra você que já tem carteira de motorista são ou tirar uma carteira internacional e com ela poderá dirigir na maior parte dos países que for ou traduzir assim que chegar na Austrália, com um tradutor oficial (!!). Agora, se você não tem carteira de motorista, mas acha que vai dirigir na Austrália, tem alguma dificuldade com o inglês e não quer arriscar. Pode ser uma boa ideia fazer a carteira no Brasil antes de viajar.

Carteira de motorista australiana - Estado de Queensland

Primeiro passo, mesmo que não os traga, deixe tudo pronto!
Se você tem como única intenção, por exemplo, fazer poucos meses de aulas e depois voltar para casa, mesmo não pretendendo ficar muito tempo e portanto não tendo motivos para trazer diversos documentos diferentes, o ideal é deixá-los digitalizados. Deixe os documentos digitalizados e armazenados em seu banco de dados online. Caso você mude de ideia e resolva estender o seu visto ou caso alguma boa oportunidade de trabalho apareça, você terá todos facilmente disponíveis. Isso inclui diplomas relevantes e certidão de nascimento.

Uma coisa importante a saber, qual é o seu visto?
Os fiscais da imigração são muito criteriosos no que diz respeito ao propósito da sua viagem. Se você aplicou um visto de turista, esse deve ser o seu objetivo no país, tudo que levante suspeitas de que você pretende trabalhar no país, como documentos e equipamentos, pode ser um problema. Então se você vem como turista, mas pensa em possivelmente aplicar como estudante depois, talvez seja uma boa ideia deixar os documentos escaneados, mas não trazer com você na mala. Outra fato é que qualquer um, mas principalmente os turistas, podem ser solicitados a demonstrar comprovante financeiro para a viagem. Agora, se você vem como estudante, você é autorizado a trabalhar, logo teoricamente não existe algum documento "proibido" de ser trazido.

Para entender mais sobre os vistos da Austrália, olha esse nosso artigo [AQUI].

Você vem para uma longa ou permanente estadia
Se esse é o seu caso é interessante você conferir o seu passaporte para ter certeza de que ele não vai expirar enquanto você estiver fora do Brasil, mas se isso for acontecer não tem problema, basta renovar pelos correios, como falamos aí em cima. E como já falamos também, nesse caso você terá que trazer os documentos que forem solicitados pela embaixada brasileira. Vindo para uma longa estadia, você talvez esteja pensando em aplicar para um visto diferente mais tarde, se for essa a ideia, já verifique a lista de documentos que você provavelmente vai precisar.

Já a questão da carteira de motorista, para esse tipo de estadia é um pouco diferente. Se você já tem a carteira de motorista (internacional ou traduzida), vai poder dirigir em todo o país por no mínimo três meses desde que chegar. Em alguns estados e territórios, após esse período você tem que obter a carteira de motorista estadual. O que significa, por exemplo, que se você ainda não tem carteira de motorista no Brasil, decidiu ficar um longo período na Austrália e, se o estado para o qual esteja indo te permita dirigir por apenas 3 meses, nesse caso vale mais a pena você obter sua carteira quando chegar na Austrália. Outra coisa importante é que se você, independente de qual visto tinha inicialmente, agora é um residente permanente na Austrália, tem que fazer a carteira australiana. 

Cartões de banco
Cartões de crédito ou débito dificilmente serão úteis aqui. É claro que você poderia usar um cartão de crédito internacional, mas como a abertura de conta bancária é feita em apenas alguns minutos, basta vir com dinheiro para alguns dias até ir ao banco e abrir a conta e pronto. O melhor é deixar seu cartão com alguém de sua confiança e habilitar o uso online da sua conta do banco no Brasil. Assim sempre que você precisar transferir dinheiro poderá fazer e caso precise fazer algum procedimento com o banco, a pessoa pode resolver para você.

Essas são as nossas sugestões, caso tenha mais alguma, conte aqui nos cometários!

Mande um e-mail para nós CLICANDO AQUI e saiba como fazer turismo ou intercâmbio na Austrália e receba um atendimento personalizado. Veja nossas dicas também em nosso canal no YouTube e página do Facebook, fique por dentro das curiosidades e promoções seguindo nosso perfil no Instagram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário