Dividindo a sua casa com outras pessoas - veja nossas dicas

Você saiu da casa dos seus pais, embarcou para um intercâmbio na Austrália e tem dinheiro bastante para alugar um apê só pra você. É tudo bem, esse post não é pra você. Mas se seu caso não é esse, continua aqui com a gente. Os aluguéis na Austrália não são dos mais baratos e arcar com todos os custos costuma não ser uma opção para os estudantes, já que esses ainda precisam pagar escola, vistos e OSHC. Por isso a maioria divide a casa ou até mesmo quarto onde dormem. E como é isso na prática? E se você já divide casa, veja também nossas dicas de bom convívio e de como usar o fato de dividir sua casa para te ajudar a melhorar o inglês.

Housemates



Para quem ainda não chegou na Austrália, aqui vai uma visão geral de como é dividir casa. E para os que aqui já estão, vai lá embaixo para ler nossas dicas de como ter um bom convívio e também para melhorar o inglês com os colegas de casa.

Os aluguéis na Austrália, como em qualquer lugar do mundo, variam de acordo com a cidade e com a localização dentro da cidade, se é no centro ou não etc. Como boa parte das escolas ficam no centro das grandes e mais procuradas metrópoles e, a grande maioria dos estudantes optam por morar bem perto de suas escolas, restam as casas ou apartamentos mais caros. Lembrando que os bairros ao redor do centro não são de forma alguma longe e oferecem melhores preços nos aluguéis e espaços mais amplos. Em Brisbane, por exemplo, você vai andando para o centro facilmente, partindo de qualquer um dos bairros ao redor.

Dá uma olhada também no nosso vídeo sobre os bairros favoritos dos estudantes:



Dividir a casa com alguém é algo muito comum na Austrália, não só entre estudantes, mas entre os cidadãos australianos, famílias e pessoas de idade mais avançada, essa é uma prática comum. Além do valor do aluguel, talvez outro motivo para se dividir o lugar onde se mora é que existem casas surrealmente grandes aqui e se quatro ou cinco amigos se reunirem para morar juntos, cada um consegue ter seu próprio quarto e desfrutar de espaços comuns amplos. Se você divide a sua casa, você tem housemates, se divide também o quarto, tem roommates.

Para os estudantes, principalmente os recém chegados e também para quem está viajando pelo país, alugar um quarto na casa de alguém é uma das melhores soluções por causa da praticidade. Para fazer um contrato de aluguel em seu nome, em geral, as imobiliárias exigem que o prazo do seu visto seja o mesmo do tempo de contrato, você precisa de comprovação de renda e ainda do depósito do cheque caução, aqui chamado de bond. Nada dessas coisas é difícil de conseguir, mas quando você aluga um quarto, não tem que se preocupar com burocracia e o valor do bond é bem menor. Já que o bond é relativo ao valor do aluguel semanal e se você aluga um quarto ele será proporcional ao valor do aluguel dele, não de toda a propriedade.

Segunda parte do vídeo sobre os bairros favoritos dos estudantes:



Dicas de convívio
Se você vai morar com amigos já conhecidos ou recentes, se vai morar com desconhecidos ou mesmo com alguma família que esteja alugando um quarto, aqui vão algumas dicas. A primeira é bem óbvia, mas algumas pessoas a esquecem. Siga as regras da casa antes de começar a questioná-la, mesmo que você não concorde. Depois de ver como as coisas funcionam e se os moradores são abertos a mudanças, você pode sugerir o que achar melhor para a casa. Outra coisa fundamental é sempre fazer as suas tarefas! Todas as casas compartilhadas têm regras sobre a louça a lavar e guardar, limpar a casa etc. Em algumas casas isso é feito por todos juntos, em outras é feito individualmente. Quando uma pessoa não limpa a casa conforme o combinado gera um clima de insatisfação entre os moradores. Quando você for morar com alguém, amigo ou não, observe os limites da pessoa. Muita gente não gosta de brincadeiras, outros são piadistas, o negócio é respeitar a personalidade de cada um.

Como melhorar o inglês
Demos seis preciosas dicas de como melhorar o inglês durante intercâmbio, se você não viu clica [AQUI] e veja nosso artigo antes de mais nada. Pois bem, dividir a casa com nativos de qualquer língua diferente da sua é um bom começo, se eles forem nativos do inglês então, melhor ainda. Outra opção é conseguir um emprego onde você mora em uma casa e ajuda a cuidar das crianças. Existem duas vantagens aí, a primeira é que você vai economizar no aluguel, na comida e talvez ainda receba uma ajuda de custo. A segunda vantagem é que crianças adoram conversar e vão te ajudar muito a exercitar o idioma.

Acompanhe o nosso blog e tenha as melhores dicas e informações sobre a Austrália.

Mande um e-mail para nós CLICANDO AQUI e saiba como fazer turismo ou intercâmbio na Austrália e receba um atendimento personalizado. Veja nossas dicas também em nosso canal no YouTube e página do Facebook, fique por dentro das curiosidades e promoções seguindo nosso perfil no Instagram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário