OSHC - O seguro de saúde obrigatório para os estudantes na Austrália

A Austrália possui um excelente sistema público de saúde, o Medicare, que conta com hospitais e tratamentos gratuitos, reembolso de visita a consultório médico particular, desconto em medicamentos, consultas com psicólogos etc. Mas o sistema de saúde é gratuito para os que possuem o visto de residente permanente e para os cidadãos do país. O que acontece então, se você, estudante, sofre um acidente ou fica doente? E é aí  que entra o OSHC, Overseas Student Health Cover (cobertura de saúde para estudantes estrangeiros), que te dá direito a usar o sistema público de saúde australiano e a quase tudo que os residentes têm direito. Mas não se engane, existem 6 seguradoras autorizadas a oferecer o OSHC e você pode escolher a melhor para você! Veja agora.

O OSHC cobre muitas de suas necessidades médicas

Lembrando que existe o seguro obrigatório, o OSHC, tema do nosso artigo de hoje e o seguro de viagem, que é extra, opcional e com coberturas não alcançadas pelo OSHC. Para saber um pouco mais sobre isso e também sobre os tipos de visto, dá uma olhada nesse nosso artigo AQUI.
Apenas as operadoras, Bupa, Medibank. AHM, NIB, Allianz e CBHS são autorizadas a oferecer o OSHC.

Bem, mas a que exatamente tenho direito com o meu OSHC?
A primeira coisa que precisa ser entendida é a MBS, a taxa de preço que o governo recomenda para cada serviço de saúde, ou seja, o governo recomenda um valor a ser pago pela consulta médica, um valor por um serviço de emergência, por uma cirurgia, por um tratamento de fisioterapia etc. Essa taxa é atualizada regularmente e é quanto o Medicare cobre para os residentes que precisam de um desses procedimentos. Sendo assim, o seguro OSHC segue os parâmetros do governo para o sistema público de saúde, o Medicare, e as seguradores usam esse valor como base. Todos os profissionais que cobram apenas o valor de tabela do Medicare, fazem o chamado "bulk billing", ou seja, você passa o seu cartão do seguro e não paga nada extra pelo serviço.

Todas as seguradoras oferecem cobertura de 100%, da taxa MBS para emergências em hospitais públicos e visitas a consultório particular dos médicos generalistas (clínico geral). Isso quer dizer que você não vai pagar nada? Depende. Caso, por exemplo, o médico GP (como é chamado o clínico geral), cobre pela consulta exatamente o valor definido pela MBS, então seu seguro irá pagar e você não. Mas se o médico cobrar acima do valor na MBS, o seguro vai pagar o valor da tabela e você terá que pagar a diferença. Explicando em números, caso a tabela recomende que seja pago $40 e o médico cobrar $50 pela consulta, o seguro OSHC irá pagar $40 (100% do valor da tabela) e você irá pagar $10 que é a diferença entre o valor da tabela e o que o médico cobra.

No caso de médicos especialistas, como ortopedistas, ginecologistas, dermatologistas etc, e de exames de sangue, raios-x entre outros, até o momento de publicação desse artigo, apenas uma das seguradoras cobria 100% do valor MBS, todas as outras seguradoras cobrem 85% da taxa. Optamos por não citar cada uma individualmente, pois as seguradoras têm liberdade para o que oferecem nas apólices. Consulte nossos agentes para contratar a melhor apólice para você.

O OSHC também cobre transporte em ambulância para emergências, hospedagem em hospitais, vários tipos de cirurgias inclusive reconstrutoras, implantes de alguns tipos de próteses, tratamento psiquiátrico, 10 consultas por ano com psicólogo (100% do valor MBS por consulta), gravidez e parto. Não todos, porém alguns procedimentos possuem período de carência a ser consultado com cada seguradora, que podem ser de 2 ou 12 meses.
Para certos medicamentos selecionados pelo governo e prescritos por um médico, o OSHC irá pagar até $50 por item, limitado até $300 por ano. É importante saber que existe uma taxa a ser paga na primeira vez que você usa esse serviço, taxa paga inclusive pelos cidadãos australianos que possuem Medicare.

Como você pôde ler aqui nesse artigo o OSHC é um seguro que tem uma cobertura bem ampla e atende todas as necessidades básicas do estudante, bem confortavelmente. As seguradoras oferecem as mesmas coberturas básicas definidas pelo governo e, o que as diferenciam são benefícios extras e o valor cobrado pelas coberturas. Caso você ainda tenha alguma dúvida, envie um e-mail para nós ou deixe o seu comentário aqui embaixo e vamos responder com todo prazer.

Mande um e-mail para nós CLICANDO AQUI e saiba como fazer turismo ou intercâmbio na Austrália e receba um atendimento personalizado. Veja nossas dicas também em nosso canal no You Tube e página do Facebook, fique por dentro das curiosidades e promoções seguindo nosso perfil no Instagram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário