Uluru - A imensa e misteriosa rocha vermelha cravada no centro da Austrália

Eis que você já conheceu boa parte da Austrália, cidades e regiões, relativamente próximas à costa, afinal é ali onde está a maior parte da diversão. Mas o centro do país também guarda suas surpresas e com paisagens bem diferentes do que você encontra no resto do mundo, essa região vai te apresentar uma nova visão sobre a Austrália. E é justamente aqui que brota do chão essa imensa rocha chamada oficialmente de Ayers Rock, porém mais conhecida por seu nome indígena, o Uluru.

Uluru

O Uluru é um grande bloco único de rocha que literalmente brota do chão e que, como você pode ver pela imagem acima, não tem vizinhas. Esse gigantesco monolito foi formado há milhões de anos atrás e o povo Anagu, indígenas originais habitantes e proprietários da terra, tem vários contos para explicar a formação de toda a rocha. Apesar do povo Anagu habitar a região há milhares de anos, foi apenas nos anos 1870's que exploradores chegaram na área. Junto de outra famosa formação rochosa, a Kata Tjuta, ou The Olgas, formam um extensivo parque no sul do Northern Territory. O Parque está aberto 365 dias por ano, das 5am às 9pm. A taxa de visitação para o Parque Nacional Uluru-Kata Tjuta é de AUD$ 25 e é válida por três dias consecutivos. Tickets para o parque podem ser comprados online.

Kata Tjuta ao fundo, Uluru em primeiro plano - vista do helicóptero
Fonte: Leonard G.

A rocha tem 348 metros de altura e se você quiser fazer todo o caminho ao seu redor, terá que percorrer 9.4 km. O Uluru tem clima feito de extremos, a temperatura no local pode atingir mais de 47ºC no verão e cair para -7ºC no inverno. O Uluru é conhecido por mudar de cor dependendo da hora do dia, mas é mais impressionante no nascer e no pôr do sol quando brilha em um vermelho espetacular. A erosão ao longo dos anos, por causa dos ventos e chuvas, deixou muitos vales, cavernas, e piscinas que acumulam água da chuva sobre a rocha. Nessas piscinas vive um minúsculo camarão chamado camarão-escudo ou camarão-girino, que vive enquanto existe água ali, quando a piscina seca, seus ovos sobrevivem esperando pela próxima chuva para renascer.



E além de admirar a rocha, o que mais tem pra fazer por lá?
Existem muitos tipos de passeio na região, você pode fazer um passeio de camelo (!!!), alugar ou usar seu próprio carro para conhecer o parque, usar uma bicicleta, pode fazer uma ou todas as 6 trilhas oficiais ao redor da rocha e, para quem não quer fazer muito esforço físico, pode comprar um passe para um ou mais dias em um micro-ônibus ou mesmo voar de helicóptero. O nascer e o pôr do sol são de tirar o fôlego, pois é quando a rocha parece queimar em um vermelho intenso, mas existem outras opções. O Uluru está repleto de pinturas rupestres antigas que podem ser encontradas em muitos locais ao redor da rocha e esse passeio cultural pode vir acompanhado de tours históricos com guias indígenas da região.

Duas atrações que vão acabar no Uluru
Uma instalação artística lindíssima chamada Field of Light Uluru (Campo de luz Uluru, em tradução livre) do artista Bruce Munro vai acabar no dia 31 de dezembro de 2020. Quando a noite começa no Uluru você pode ver a gigantesca instalação que cobre mais de sete campos de futebol, ela leva você a um jardim repleto de 50.000 hastes de luz, como flores iluminadas de cor de ocre, violeta profundo, azul e branco.

A segunda atração que vai se encerrar é a autorização para se escalar a rocha. Muitos danos são causados à rocha em função da subida de centenas de pessoas todos os anos ao seu topo, desde erosão de várias partes até o risco de extinção da fauna que habita o local. Além desses, um dos principais motivos do fechamento ao público é que o Uluru é uma montanha sagrada indígena e respeitosamente o governo atendeu aos apelos do povo historicamente dono da área. Se você pensou um dia em se aventurar até o topo, você tem até 26 de outubro de 2019 para isso.

A Australia Channel tem várias opções de tour para o Uluru e muitos outros lugares da Austrália e Ásia.

Mande um e-mail para nós CLICANDO AQUI e saiba como fazer turismo ou intercâmbio na Austrália e receba um atendimento personalizado. Veja nossas dicas também em nosso canal no YouTube e página do Facebook, fique por dentro das curiosidades e promoções seguindo nosso perfil no Instagram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário