Dois erros que podem fazer você perder boa parte ou até todo o depósito (bond) do seu aluguel! Veja como se prevenir

Quem quer alugar um imóvel, seja casa, apartamento, ou até mesmo uma vaga em um quarto na casa de alguém, vai precisar fazer um depósito extra, além do valor do aluguel. Esse valor é chamado de bond e, nada mais é do que o cheque caução. Uma precaução que o dono do imóvel toma para o caso de você danificar algo na propriedade dele, onde pode ser mantido uma parte ou todo o dinheiro para consertar o que foi quebrado. Mas o que acontece se o proprietário falar que você quebrou algo que já estava quebrado antes de você se mudar para o imóvel? Vamos mostrar agora como se prevenir dessa situação e muito mais.


Imóveis
Imagine a seguinte situação, você se mudou para uma casa, nunca danificou nada e até a hora de sair da casa, estava tudo certo. Aí então ao sair do imóvel você é notificado que durante a inspeção de saída o proprietário (ou o representante da imobiliária) achou quatro pisos quebrados no banheiro e disse que você teria que pagar por eles. Mas espera aí, eu nem sabia que tinha uma inspeção de saída de imóvel!!! Pois é, mas ela existe e é muito séria. Pela troca de 4 pisos em uma casa você vai pagar no mínimo AUD$ 200 só pela mão de obra, fora o piso em si que terá que comprar e, muitas vezes o mais difícil é encontrar um piso exatamente igual aos restantes. Se a imobiliária tiver que fazer isso, você vai pagar mais de AUD$ 800, sim tudo isso por 4 pisos quebrados.

Bem mas como se defender de uma situação dessas? A resposta para essa pergunta é o "entry condition report", e o primeiro erro que não se deve cometer, é não deixar de preencher esse, que é o documento que deve ser feito quando você entra no imóvel e descreve em que condições o imóvel se encontrava antes de você começar a morar nele, esse relatório deve ser enviado ao próprietário/imobiliária o quanto antes possível, preferencialmente no máximo dois dias após você se mudar para a casa. Nele constam todas as áreas do imóvel, como sala, banheiros, quartos, cozinha etc. Funciona assim, nele estará escrito, por exemplo, sala: itens da sala, como piso, paredes, janelas, rodapé, ventilador de teto e o que mais a sala contiver, até cortinas. Ao lado de cada item um espaço em branco para ser preenchido caso algum dano seja encontrado. Normalmente quem vai alugar a casa para você, já preenche uma parte informando que danos já existiam, mas você DEVE conferir por si mesmo e acrescentar todos os que observar. No caso descrito acima, na parte "banheiro", no item "piso", você deve descrever "quatro pisos quebrados" e até mesmo se o piso tiver apenas uma pequena lasca, isso deve ser informado no relatório ou você pode ser obrigado a trocá-lo depois. Uma coisa importante a dizer é que certas coisas que estiverem sujas no imóvel, como cortinas, paredes e rodapés, devem ser informadas, pois caso no momento de sua saída do imóvel, você tente limpar e observe que muitas manchas não saem, você também será cobrado por isso.

Preste atenção ao que vamos te contar agora!
Se você tem acompanhado nosso blog, já sabe que quando você sai de um imóvel na Austrália, você deve fazer ou pagar para alguém fazer o chamado "bond clean", que é a limpeza geral que deve ser feita na casa para entregar o imóvel e pegar o valor do seu bond (cheque caução), de volta. Mas o que você precisa saber é que em alguns imóveis as condições de saída do imóvel são tantas e acabam sendo tão caras que talvez façam você repensar se realmente vai alugar aquela propriedade. Você deve prestar atenção ao "lease special conditions" e essa é a segunda coisa a se prestar atenção. Nessa parte, escrita em seu contrato, o proprietário especifica cláusulas extras que devem ser cumpridas. Ele pode especificar que o imóvel não pode ter quartos sublocados para terceiros, como Airbnb, por exemplo. Ou no caso do tema que estamos tratando no artigo, ele pode exigir que você faça um bond clean profissional (ao invés de limpar você mesmo), pode exigir limpeza profissional dos aparelhos condicionadores de ar, das cortinas, dos pisos externos e até mesmo dos conteineres de lixeira. E para comprovar que o serviço foi feito, você deve fornecer as notas fiscais. Alguns desses serviços podem sair bem mais caros do que você imagina e vários deles somados, fazem com que você gaste boa parte do dinheiro que pegaria de volta do bond. Leia com atenção essa parte do seu contrato antes de assinar e pense se vale a pena ou não.

Vários imóveis podem custar caro ao deixá-los

Mas e se mesmo tendo feito tudo isso (ou não) ainda assim o proprietário quiser manter uma parte do seu bond dando motivos que você considera injusto, o que você deve fazer? Você deve procurar um órgão chamado RTA, o Residential Tenancies Authority, um órgão do governo que ajuda você em vários problemas que você possa ter relativos ao imóvel, fornecendo informações, resolvendo disputas etc. Basta clicar no nome acima que será redirecionado para o site do órgão.

Alugar um imóvel na Austrália é bem simples, mas como é um processo bem diferente do qual estamos acostumados, sempre devemos nos manter informados. Acompanhe nosso blog e aprenda tudo sobre a Austrália.

Mande um e-mail para nós CLICANDO AQUI e saiba como fazer turismo ou intercâmbio na Austrália e receba um atendimento personalizado. Veja nossas dicas também em nosso canal no You Tube e página do Facebook, fique por dentro das curiosidades e promoções seguindo nosso perfil no Instagram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário