Qual a diferença entre fazer um intercâmbio no exterior e estudar inglês no próprio país? 5 comparações que você deveria fazer

Você está considerando fazer intercâmbio, mas conhece um pessoal que aprendeu e sabe falar até que bem inglês e eles nunca saíram do país. Então você pensa "será que eu deveria realmente fazer um investimento desses?". Como tudo na vida tem seus prós e contras, fazer intercâmbio ou estudar inglês em seu próprio país, também. Vamos te mostrar as vantagens e desvantagens de cada um e ao final você tira suas próprias conclusões.

O mundo está em suas mãos, só depende de onde você quer ir

1. Melhorando o inglês
Intercâmbio: você necessariamente tem que falar inglês em vários momentos, seja para comprar alguma coisa, pedir informação ou responder a alguma pergunta. E mesmo sem querer ou perceber, seu inglês vai melhorar.
Estudar no próprio país: você fala inglês apenas durante as aulas, a menos que frequente algum grupo de conversação externo.

2. Investimento financeiro
Intercâmbio: como já demonstramos nesse artigo [AQUI], fazer intercâmbio não é muito mais caro que um curso comum de inglês em seu país, principalmente porque você cursa, por volta de 20h semanais nas escolas australianas. No entanto, existe o investimento em passagens aéreas, plano de saúde e visto.
Estudar no próprio país: cursos de inglês de qualidade não são baratos, principalmente se você considerar que irá assistir apenas de 2 ou no máximo 4 horas de aulas por semana. Contudo, além do valor do seu deslocamento de casa até o curso, você não terá despesas extras.

3. Conforto familiar
Intercâmbio: hoje em dia, muitos grupos de amigos, casais ou mesmo famílias inteiras têm vindo para a Austrália fazer intercâmbio. Mas é claro que a grande maioria ainda é de pessoas solteiras que deixam suas famílias e amigos e embarcam. Caso você venha sozinho, é bem possível que inicialmente você sinta aquele aperto de saudades, mas a verdade é que com o tempo e as novas relações que você vai criar por aqui, vão começar a preencher isso. Leia NOSSO ARTIGO AQUI sobre o assunto.
Estudar no próprio país: você terá sua família e amigos por perto, além da sua casa, objetos pessoais etc. Ter os entes queridos próximos é sempre bom para a vida, e sob certo aspecto é uma vantagem de se estudar no próprio país, no entanto não é tão bom para se desenvolver em outra língua. O seu objetivo deve ser levado em consideração nesse ponto.

4. Currículo
Intercâmbio: você terá além do certificado de inglês, toda a experiência de viver no exterior e vai desenvolver várias outras habilidades como saber lidar com o novo, saber interagir com pessoas diversas etc. Essas e outras características irão enriquecer seu currículo e te ajudar a conseguir um emprego melhor. Preparamos um artigo especial para você sobre esse assunto [AQUI].
Estudar no próprio país: você agrega apenas o certificado de inglês, por isso é importante você realmente se dedicar a aprender.

5. Viajar
Intercâmbio: conhecer o mundo enquanto estuda, definitivamente é uma imensa vantagem, que além de tudo, não terá custos extras, considerando que você já está num país diferente do seu. Você irá conhecer não só um novo país, como uma nova cultura e isso, é um valor imensurável. 

Estudar no próprio país: não existe essa possibilidade para quem estuda no seu próprio país.

Bem, visto todas essas comparações, cabe a você tirar suas próprias conclusões de qual é o programa ideal para as suas necessidades.

Tá com alguma dúvida? Tem mais alguma pergunta?

Mande um e-mail para nós CLICANDO AQUI e saiba como fazer turismo ou intercâmbio na Austrália e receba um atendimento personalizado. Veja nossas dicas também em nosso canal no You Tube e página do Facebook, fique por dentro das curiosidades e promoções seguindo nosso perfil no Instagram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário