Acabou o ano fiscal e você tem que fazer o seu tax return. Veja como descontar vários itens e pagar menos imposto de renda

Mais um ano fiscal se encerrou no dia 30 de junho na Austrália e você, que trabalha no país, está oficialmente convidado a fazer a sua declaração de imposto de renda. Mas espera, todo mundo paga? Na verdade não, nem todos são obrigados a pagar. A Austrália aplica o sistema de faixa salarial anual para a cobrança do imposto de renda e, caso você fique abaixo do valor mínimo, poderá evitar o pagamento. Além disso, você ainda pode receber dinheiro de volta ou pagar muito menos, apenas descontando vários itens que você comprou. Livro, computador, mesa, bota de segurança e até óculos escuros podem ser descontados do imposto! Veja nossas dicas e pague menos imposto durante o seu tax return.

Fim do ano fiscal na Austrália

Antes de começarmos esse artigo, uma coisa importante a dizer é que o melhor caminho para descontar itens do imposto de renda e driblar o leão australiano é contratando os serviços de um contador, pois esse profissional é habilitado para obter o melhor retorno de imposto, dentro da lei. Esse artigo vai te ajudar bastante na hora de conversar com ele e a saber tudo o que você pode descontar. O valor que você paga ao contador também pode ser descontado do imposto! Sempre peça uma invoice (recibo, nota fiscal) pra ele.
Lembrando que a data limite para se fazer o tax return é 31 de outubro.

As faixas de imposto de renda na Austrália, para o ano fiscal 2017-18, são as seguintes:
0 – $18,200
Isento
$18,201 – $37,000
19 centavos para cada $1 dólar acima de $18,200
$37,001 – $87,000
$3,572 mais 32.5 centavos para cada $1 dólar acima de $37,000
$87,001 – $180,000
$19,822 mais 37 centavos para cada $1 dólar acima de $87,000
$180,001 ou mais
$54,232 mais 45 centavos para cada $1 dólar acima de $180,000
Caso você esteja inserido na primeira faixa, você não tem imposto a pagar. No entanto, se trabalhou em algum momento usando o seu TFN o imposto já foi automaticamente retido pelo governo e você pode solicitar o ressarcimento.

É importantíssimo prestar atenção que o imposto a pagar é POR PESSOA, não por registro. Isso quer dizer que para ser isento, caso você possua registro no TFN e no ABN, você deve declarar o valor recebido pela soma dos dois registros e estar abaixo de $18,200 na soma dos dois para isso. Ou seja, se você recebeu, por exemplo, $10,000 por TFN e $10,000 por ABN, você deve declarar e pagar imposto sobre $20,000. Você NÃO está isento só por ter recebido de cada um na faixa de isenção, pois o que conta é o total que você, pessoa, recebeu.

Mas afinal, o que eu posso descontar do imposto?

Praticamente tudo que você use para trabalhar ou para se aperfeiçoar no trabalho, até mesmo livros e cursos. Muitas coisas precisam de comprovantes de pagamento, mas nem todas, sendo exigido apenas um relatório de gastos feitos por você mesmo. Recibos e relatórios só precisam ser anexados na declaração caso o departamento de taxação australiano (ATO) os solicite, guarde os seus caso seja necessário futuramente.


Itens materiais:

  • Todas as ferramentas de trabalho como, equipamentos para construção (furadeira, martelo etc), itens de proteção como  chapéu, bota de segurança;
  • protetor solar e óculos escuros (caso você faça trabalhos externos);
  • mesas e cadeiras de escritório (caso você tenha um, ainda que na sua casa), um valor referente a área da sua casa reservada exclusivamente para uso como seu escritório;
  • computador e qualquer outro equipamento eletrônico (caso você tenha um escritório em casa ou sua profissão exija o uso deles), estante de livros, livros ligados a sua profissão, calculadora, compra de uniforme etc;
  • Até mesmo o valor do telefone celular que você comprou pode ser descontado, basta você fazer uma estimativa da porcentagem que você usa para o trabalho.

Itens imateriais:

  • Tudo que resulte em aperfeiçoamento profissional ou aumento salarial para o emprego que possui atualmente como, cursos e programas de computador. Você não pode deduzir custos caso objetivo do curso não seja diretamente ligado ao seu trabalho atual e, também não pode caso o objetivo seja conseguir um emprego em área diferente; 
  • Um valor parcial do seu curso na Austrália, como Spoken and written ou Business (uma vez que os módulos do curso tenham ligação com trabalho); 
  • Seminários, conferências e workshops, que estejam suficientemente ligados às suas atividades de trabalho; 
  • Gastos necessários para a manutenção do seu emprego como, conserto e seguro de equipamentos, lavagem de uniforme; 
  • Tudo o que você use para trabalhar como, uniforme de uso obrigatório que identifique o seu local de trabalho (que tenha a logo da empresa, por exemplo), ligações telefônicas e internet (apenas a porcentagem usada para trabalhar), passagem em transporte público, entre outros.
  • Para descontar os gastos de seu veículo, existem dois métodos, um onde você controla todos os gastos, incluindo gasolina e desconta tudo do imposto e outro método, de valor estimado, onde você desconta 66 centavos por quilômetro de deslocamento usados durante o trabalho limitados a 5000 Km no total.
Sobre esse último tópico, uma explicação é importante. A passagem de ônibus, só pode ser descontada em duas situações. A primeira, se você estiver se deslocando entre dois postos de trabalho. A segunda situação é se você tem um escritório em sua casa, sai dela e vai para o trabalho. Ou seja, o simples deslocamento de casa para o trabalho, não te permite descontar do valor do imposto. Essas regras também são válidas para quem usa carro, no entanto, nesse caso, se você estiver carregando equipamentos de trabalho que não possam ser deixados no local, se você estiver indo para reuniões, se estiver entregando ou coletando suprimentos entre outras possibilidades, nesses casos, você pode descontar do imposto.

Enfim, diversas são as possibilidades de descontar itens do seu imposto de renda e por mais que tenhamos resumido, não cabem apenas em um artigo. Caso você queira ver as várias listas e detalhes de como manter os registros do que gastou, logo abaixo estão os links para o departamento de taxação do governo australiano. No entanto, fortemente recomendamos que você procure um contador para te ajudar. 

Links do governo:


Mande um e-mail para nós CLICANDO AQUI e saiba como fazer turismo ou intercâmbio na Austrália e receba um atendimento personalizado. Veja nossas dicas também em nosso canal no You Tube e página do Facebook, fique por dentro das curiosidades e promoções seguindo nosso perfil no Instagram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário