Como o intercâmbio pode te ajudar a conseguir um bom emprego ao voltar para casa? Os benefícios vão muito além do inglês

Ao pensar em fazer um intercâmbio talvez você tenha imaginado que a única vantagem profissional que você teria, seria aprender a falar inglês. E, se o inglês não é realmente importante para a sua carreira, então fazer um intercâmbio também não seria. Mas saiba que muito mais que uma nova língua, fazer um intercâmbio agrega outras vantagens ao seu currículo profissional e que são exatamente nessas coisas que as melhores empresas estão de olho. E pra você que começou seu intercâmbio, saiba agora como reconhecer essas habilidades a serem desenvolvidas e concentre-se nelas. Vejam a nossa lista de dicas.

Muito mais para se aprender que somente uma nova língua

Mas o que seriam exatamente essas "coisas"? Sabe quando na hora da entrevista te fazem perguntas como "qual o seu maior defeito" ou "qual a situação mais inusitada que já aconteceu com você". Então, o entrevistador não quer realmente saber se você tem um defeito, até porque defeitos todos nós temos. Ele quer saber se você se observa e está atento às suas limitações e se está disposto a melhorar no que tem dificuldade, outras perguntas e dinâmicas em grupo ajudam o entrevistador a saber se você sabe lidar com o novo, com o inesperado e se sabe interagir com pessoas de opiniões diversas. E tanto quanto saber se expressar em uma nova língua, essas e outras habilidades são desenvolvidas durante o intercâmbio.

Veja a opinião do nosso aluno Mauricio, estudante de MBA em Brisbane.




1. Saber lidar com as diferenças
Essa é uma habilidade muito importante no mundo dos negócios, principalmente em grandes empresas.  E nada melhor que um intercâmbio, principalmente se você dividir casa com pessoas de países diferentes, para te ajudar a desenvolver essa característica em você. Numa casa compartilhada, ou mesmo em um trabalho em grupo na escola, a experiência do convívio te ajuda a saber lidar com culturas onde as pessoas são mais caladas e discretas, com aquelas onde são mais extrovertidas ou mesmo onde as pessoas são mais autoritárias. Se você se apropriar disso como uma vantagem para crescimento pessoal e profissional, sairá na frente de quem só está na Austrália a passeio.

2. Poder de comunicação
Esse tópico talvez seja o mais indiscutível da lista, já que, querendo ou não, definitivamente essa habilidade você vai desenvolver. Você precisará se fazer entender (nem que seja por mímica) e, mesmo que você já fale inglês, outros estarão ainda aprendendo e você também terá que falar com eles. As escolas na Austrália possuem sempre uma  mistura de nacionalidades o que fará com que você conheça gente de todos os países imagináveis. Tudo isso fará você aprender a criar novas estratégias para ser compreendido e passar o seu recado de maneira mais abrangente.

3. Trabalhar em equipe
As duas habilidades anteriores, somadas ao poder de trabalhar bem em equipe, farão de você um profissional muito valorizado. Um caminho para se aprimorar nesse sentido, é se envolver de verdade nos trabalhos em grupo da escola, participar de atividades na cidade onde você mora (veja nosso vídeo abaixo) e compartilhar sua casa com pessoas que gostem de interagir, pois em uma casa compartilhada sempre existirão coisas que pedem cooperação mútua para serem feitas. 




4. Sair da zona de conforto e pensar fora da caixa
São dois termos que com certeza você já ouviu falar e que definitivamente você vai ouvir de seu entrevistador quando ele tocar no assunto do seu intercâmbio. Mas o que é muito importante, é saber demonstrar a ele como a experiência do intercâmbio te fez desenvolver essas habilidades. Sair da zona de conforto é o que você fez quando deixou o seu país e se aventurou em algo totalmente novo, então é importante demonstrar como essa experiência de ter que enfrentar diariamente o desconhecido te fez buscar novas e mais proveitosas soluções para as situações e para os problemas que até então você não tinha tido antes. Ou seja, como sair da sua zona de conforto, te ensinou a pensar fora da caixa, buscando ideias novas e não comuns para dar soluções aos também novos problemas que você enfrentou.

Como você percebeu, ficar fluente em inglês é apenas mais um atributo que vai somar nas suas conquistas obtidas durante o seu intercâmbio. Outras várias competências podem ser desenvolvidas e vão te ajudar bastante na construção da sua carreira, seja no seu país ou no exterior.


Em tradução loivre "pense fora da caixa"

Mande um e-mail para nós CLICANDO AQUI e saiba como fazer turismo ou intercâmbio na Austrália e receba um atendimento personalizado. Veja nossas dicas também em nosso canal no You Tube e página do Facebook, fique por dentro das curiosidades e promoções seguindo nosso perfil no Instagram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário