Saiba como alugar casas na Austrália em seu nome. Não é tão difícil quanto parece!

Quando se fala em acomodação durante o intercâmbio lemos muito sobre os tipos mais comuns, como Casa de Família, Acomodação Estudantil e Casas Compartilhadas (saiba mais sobre estes tipos e outros aqui). Mas o que não é muito divulgada é a possibilidade de alugar uma propriedade em seu nome diretamente com a imobiliária. E aqui na Austrália isso é muito comum entre os estudantes! 



O processo para alugar sua casa não é difícil, precisa apenas de atenção a alguns pontos.

Antes de sair em busca do lugar perfeito é importante tomar algumas decisões que vão guiar sua pesquisa e serão importante até para que você não perca tempo olhando propriedades que não vão de encontro às suas necessidades.



  1. Localização – é importante definir a área em que quer morar, se é perto do centro ou em um bairro residencial mais tranquilo, se é mais conveniente morar perto do trabalho ou se tem transporte público nas proximidades. O ideal é evitar estresse para ter uma boa qualidade de vida!
  2. Valor – é essencial verificar seu orçamento antes de começar a busca, pois pelo valor semanal do imóvel você já consegue excluir alguns que não caberão no seu bolso.
  3. Tipo de imóvel – você pode já começar a pensar se prefere morar em uma casa ou apartamento. Casas geralmente são mais espaçosas, a preocupação com barulho é um pouco menor e a maioria tem garagem; Já em apartamentos temos que nos preocupar mais com o barulho, pois os vizinhos estão há apenas uma parede de nós. Alguns oferecem vaga na garagem e outros não. A vantagem aqui, é que a maioria dos apês tem uma estrutura legal com piscina, academia e alguns até churrasqueira. Outro ponto bem importante é que aqui na Austrália o inquilino não é responsável pelo pagamento do condomínio e geralmente a conta de água é inclusa.
  4. Tempo do contrato – esse ponto varia muito de uma propriedade para outra. Alguns estabelecem um tempo mínimo e máximo e em outros você pode ficar livre para escolher. Porém, o ideal é já iniciar a busca sabendo quanto tempo você pretende ficar nesse lugar.
  5. Flatmates – decidir se você vai morar sozinho, com seu par ou ainda com amigos também é importante. Isso irá guiar o tamanho do imóvel e vai te ajudar a definir todos os pontos acima mencionados.

Depois de ter pensando bem e definido qual seu lugar perfeito é hora de começar a busca na prática! O ideal é procurar uma imobiliária, que na Austrália é chamada de Real Estate, seja fisicamente ou online. Existem muitos websites bons para procura de imóveis, nos quais você pode aplicar inúmeros filtros para refinar as buscas e lá mesmo você já consegue marcar inspeções no imóvel para conhecer pessoalmente. Importante lembrar que, geralmente, as inspeções tem horário pré determinado e elas duram apenas 15 minutos, então não se atrase.

Dois dos maiores e mais usados sites de busca de imóveis aqui na Austrália são o RealEstate.com.au e o Domain.com.au. Eles também funcionam em forma de app caso prefira.

Uma dica: tome cuidado com as fotos que vê nos sites das imobiliárias. Muitas vezes as fotos não refletem totalmente a realidade atual do imóvel. Então o ideal é sempre ir pessoalmente e checar cada detalhe antes de tomar uma decisão.

Agora, depois de alguma procura, você achou seu lugar perfeito e tem certeza que quer ficar com ele! Entre em contato com a imobiliária o quanto antes e preencha um formulário de aplicação.

Possivelmente outras pessoas estarão interessadas no mesmo imóvel que você e por isso é essencial preencher o formulário de aplicação o quanto antes e o mais completo possível. Nele você precisará colocar seus dados pessoais e documentos de identificação, folha de pagamento para comprovar que você é apto a pagar o valor do imóvel, referências de pessoas que já tenham alugado casa para você ou que você já tenha morado junto e outras informações que você deve fornecer. É legal também preencher uma Carta de Intenção caso você queira se destacar, ajuda a passar mais confiança e seriedade. Nela você pode convencê-los do porquê eles deveriam te escolher como Tenant (que em português é o mesmo que inquilino).

Na hora de assinar o contrato fique ligado em todos os termos e sempre guarde uma cópia com você e antes de assinar leia com atenção todas as cláusulas. Dentro do contrato constarão informações importantes e que você deve lembrar, como o tempo de vigência, o valor do aluguel e com qual frequência deve ser pago, data da entrada e saída do imóvel e valor do Bond. 

Bond é um depósito de segurança que você deve fazer logo que assinar o contrato. É muito comum aqui na Austrália e geralmente ele equivale a algumas semanas do aluguel. O valor ficará guardado como garantia até que você saia do imóvel e o entregue exatamente como o pegou. 

A quantidade de moradores dentro de cada imóvel é determinada pela imobiliária baseada nas regras da Austrália, então cuidado para não perder o contrato por conta de sublocação. Inclusive, alguns dos contratos nem permitem esta ação.

Durante o período de vigência do contrato é bem comum que a imobiliária faça inspeções no imóvel com certa frequência. A regra geral é que a inspeção seja feita trimestralmente, então é importante deixar sempre tudo em ordem e bem cuidado.

Dicas

O ideal é procurar um imóvel mobiliado, pois isso ajuda bastante no orçamento e evita gastos com móveis e utensílios básicos que depois você pode ter problema para vender ou colocar em outro lugar.

Fique ligado se as contas da sua casa estão inclusas no seu aluguel, isso pode dar uma diferença no valor final pago na semana ou no mês.

Muitas imobiliárias aceitam extratos bancários do exterior. Isso é importante caso seu suporte financeiro não esteja na Austrália.

Assim que entrar no imóvel faça uma inspeção junto com a imobiliária e anote tudo o que não está dentro dos conformes, como carpetes ou paredes manchados, cortinas rasgadas, maçanetas quebradas e etc. Isso minimiza o risco de te cobrarem por algo que não aconteceu durante sua estadia.

Enquanto estiver morando lá, você pode solicitar alguns consertos relacionados com a estrutura do imóvel à imobiliária ou ao proprietário, como torneiras pingando, ar condicionado com defeito, algum defeito na parte elétrica, entre outros.

Caso você queira estender sua estadia, é importante sinalizar para a imobiliária com um tempo de antecedência, pois geralmente eles já iniciarão outro contrato logo após o seu. Ou ainda, caso seja necessário sair antes do prazo acordado, é importante atentar-se às regras de quebra de contrato.


Ainda não está na Austrália ou quer estender seu tempo aqui? Mande um e-mail com suas dúvidas para nós CLICANDO AQUI e receba um atendimento personalizado. Veja nossas dicas também em nosso canal noYouTube , nosso eventos semanais e gratuitos em nossa página do Facebook e fique por dentro das curiosidades e promoções seguindo nosso perfil no Instagram.


Nenhum comentário:

Postar um comentário