Como escolher onde ficar? Acomodação a parte mais cara do intercâmbio, descubra os segredos para escolher bem

Um dos itens mais importantes de um intercâmbio é a acomodação. Existem acomodações como hotéis e albergues, como em todo o mundo, que servem a todos os tipos de bolsos e estilos. São muitas as opções de estadia à longo e curto prazo, como acomodação para estudantes, ou os chamados “homestay”, onde você aluga um quarto na casa de uma família na Austrália. Outras opções variam de aluguéis de casa ou de apartamento e, ou o mais comum, as casas/apartamentos compartilhados, onde você aluga um quarto (dividindo com alguém ou não) e mora com outras pessoas, em geral de outras nacionalidades. A seguir, mostraremos um pouco mais de cada tipo de acomodação e os seus valores médios.

1. Albergue (em inglês, backpack ou hostel) São os mais baratos se você não se importar em dividir o quarto com muitas pessoas, com preços a partir de AUD$15 por dia, para um quarto com 8, 16 ou mais camas. Dependendo da região do país e da localização do albergue na cidade, a média fica entre AUD$18 a AUD$35 a diária, e em geral, ao fechar um pacote de uma semana ou mais, a diária é reduzida. Muitos albergues aceitam que se trabalhe lá, geralmente no setor de limpeza entre 15h à 20h semanais, em troca de hospedagem.

Existem muitos albergues e em geral cada um tem o seu próprio site mas o booking.com costuma reunir muitos deles.


Valores diários

2. Quarto compartilhado (em inglês, shared room) Dividir o quarto com uma ou duas pessoas costuma ser a opção de mais baixo custo após os albergues, justamente por estar dividindo todos os espaços da casa/apartamento e por isso paga-se um aluguel mais baixo. Nessa modalidade, você aluga uma "vaga" em um quarto, que geralmente te dá direito, no mínimo, a uma cama, um guarda-roupas, uma prateleira na geladeira e no armário da cozinha, além é claro, de usar todas as outras instalações da casa. Muitas pessoas costumam optar por esse tipo de acomodação devido a facilidade de se pagar menos e poder morar em uma região central, economizando assim em tempo e gastos com passagem. São várias as opções e quem aluga não precisa se preocupar com as burocracias de contrato, deve apenas pagar o "bond" (taxa caução para o caso de danos ao imóvel ou inadimplências com o aluguel) ao manager (pessoa responsável pelo contrato do imóvel). O bond costuma variar entre o correspondente ao valor de 2 à 4 semanas de aluguel e é devolvido quando a pessoa sai do imóvel. A maioria dos aluguéis de vagas em quartos incluem: conta de água, luz e internet.

Os sites mais comuns para se encontrar esse tipo de acomodação são: gumtree.com.au / flatmates.com.au / brisbanestudents.com.au / comunidades no Facebook


Valores semanais

3. Quarto privativo para uma pessoa ou casal (em inglês, single room ou couple room) Dividir uma casa, mantendo seu quarto como espaço individual é a melhor opção em relação ao custo/benefício para casais ou estudantes que buscam mais privacidade e comodidade. Assim como na modalidade de quarto compartilhado, no quarto privativo quem aluga também não precisa se preocupar com as burocracias de contrato e deve apenas pagar o “bond” ao manager. A "vaga" que você aluga, nesse caso, é um quarto completo, em geral já mobiliado. Muitos, porém nem todos os aluguéis de quartos incluem: conta de água, luz e internet.

Os sites mais comuns para se encontrar esse tipo de acomodação são:gumtree.com.au / flatmates.com.au / brisbanestudents.com.au / comunidades no Facebook

Valores semanais
4. Acomodações estudantis São resorts e/ou hotéis somente para estudantes. São acomodações mais descoladas que proporcionam momentos de interação entre os residentes. Com boa infraestrutura, costumam oferecer piscina, sala de jogos, academia, tv etc. São muito procuradas por aqueles que desejam estar em constante contato com várias culturas e também poder trocar experiências com outros estudantes. São oferecidos quartos compartilhados ou individuais.

Os sites mais comuns para se encontrar esse tipo de acomodação são: studentone.com / uniresort.com.au / student.com

Valores semanais

5. Homestay Hospedagens em casas de famílias locais que recebem estudantes internacionais. O estudante tem direito a um quarto individual ou compartilhado, café da manhã e em geral mais uma refeição, podendo ser o almoço ou o jantar. Não são todas as casas que o uso da internet e facilidades como o uso da máquina de lavar está incluso. No ato da contratação de um homestay, o estudante preenche uma ficha com gostos e preferências, com isso ele terá acesso às famílias disponíveis que possuam um perfil parecido com o descrito e assim o estudante poderá ser direcionado à uma casa que mais lhe agradar. Normalmente as casas não são perto da cidade, costumam ser em bairros afastados, então o estudante deve se atentar ao fato de que terá que usar transporte público.


As formas mais comuns para se encontrar esse tipo de acomodação são: homestay.com / através de agências de intercâmbio / direto com as escolas

Valores semanais

6. Hotel / motel Existem vários tipos e com variadas comodidades oferecidas, para aqueles que estão em família, ou pode ser a melhor opção também para um curto período. Os preços são, em geral, mais altos, porém os quartos podem acomodar uma família inteira e é uma opção viável até encontrarem uma casa ou apartamento para locação.

Os sites mais comuns para se encontrar esse tipo de acomodação são: booking.com / tripadvisor.com

Valores diários

7. Aluguel de imóvel Através das imobiliárias, você poderá escolher dentre as diversas opções de imóveis disponíveis. Desde pequenos apartamentos tipo "estúdio" (espaço com grande cômodo servindo de sala e quarto, com cozinha integrada ao cômodo) até espaçosas casas com vários quartos e grandes quintais. O responsável pelo contrato terá que responder perante a imobiliária em relação ao cumprimento do prazo de tempo mínimo de permanência exigido e a conservação do local. Muitas pessoas alugam um imóvel e posteriormente sublocam quartos para terceiros, podendo assim arcar melhor com os custos, sendo essa prática autorizada apenas por algumas imobiliárias. É obrigatório o pagamento do bond (explicado no tópico 2) e também a realização de limpeza total do imóvel antes de devolvê-lo a imobiliária ao final do contrato.

A forma mais comum para se encontrar esse tipo de acomodação é indo pessoalmente nas imobiliárias (em inglês, real estate) ou visitando o site de uma delas.

Valores semanais (contas não inclusas)


Nenhum comentário:

Postar um comentário