Veja nossas 6 dicas para pegar de volta os impostos pagos nas suas compras

Como qualquer coisa comprada em qualquer lugar do mundo, na Austrália o governo também recolhe impostos sobre os itens vendidos no país. Se você observar a nota fiscal do produto que comprou vai ver que você pagou 10% de GST, a Goods and Services Tax (taxa sobre bens e serviços, em tradução livre). Esse valor pago em impostos pode ser reembolsado quando você sai do país, basta seguir alguns passos simples que vamos te explicar aqui e agora. Siga nosso blog e aprenda os melhores caminhos para sua viagem na Austrália.

Receba seu dinheiro de volta
A primeira coisa a se atentar é que o reembolso se aplica a bens comprados em preços que incluem GST, de um vendedor com um ABN e registrados para GST, porém não se aplica a serviços como hospedagem, aluguel de carro, passeios etc. Outro ponto, talvez até óbvio, é que itens livres de GST não podem obter um reembolso, uma vez que a taxa não foi paga não tem como pegar o dinheiro de volta, claro.
Atenção! Se você é membro de equipe de avião ou navio não está elegível para reclamar  o reembolso da taxa.

Um viajante, australiano ou estrangeiro, que esteja saindo do país de férias ou definitivamente, pode solicitar o reembolso da GST sob o chamado Tourist Refund Scheme, TRS (programa de reembolso turístico, em tradução livre), se as compras satisfizerem alguns requisitos. São eles:

1. As compras feitas em cada empresa (podem ser lojas diferentes, mas tem que ser de uma mesma rede, com o mesmo ABN) devem ser de valor total ou maior que AUD$ 300. Não importa se você comprou em dias diferentes, contanto que juntando todas as notas fiscais daquele vendedor, o valor tem que ser maior ou igual a $300 dólares.

2. As mercadorias foram compradas na Austrália nos últimos 60 dias da partida da Austrália. Itens comprados no exterior e importados para a Austrália não são elegíveis.

3. O viajante tem as notas fiscais originais para os itens comprados, não são aceitas cópias das originais. No caso de notas fiscais eletrônicas, elas são aceitas, mas é altamente recomendável que sejam imprimidas para facilitar o processo.

Nota fiscal de loja australiana

4. Você deve carregar as mercadorias como bagagem de mão ou usá-las a bordo do avião ou navio, a menos que a companhia de viagem exija que sejam despachadas devido ao tamanho ou por medidas de segurança. Nesse caso, você deve ir até as instalações da TRS, que ficam no aeroporto, antes de despachar a bagagem.

5. Você DEVE fazer o pedido de reembolso pelo menos 30 minutos antes da hora de partida programada do seu voo ou 60 minutos se viajar em um cruzeiro. No entanto, é recomendável que você se se encaminhe para o setor no mínimo 1 hora antes tendo em vista as prováveis filas.

6. Notas fiscais de valor igual ou maior que AUD $1000 devem conter informações extras do comprador, como nome ou documento de identificação.

Para encontrar a localização da instalação TRS, verifique o site do aeroporto de onde você vai sair da Austrália. Este é o aeroporto onde você vai passar pela imigração, não necessariamente o aeroporto onde você despacha sua bagagem. O reembolso será pago em uma conta bancária australiana, em um cartão de crédito ou em cheque dentro de 60 dias a partir da apresentação da solicitação. Nenhum reembolso em dinheiro é feito.

Lembrando que se você fornecer detalhes de pagamento incorretos e o reembolso for pago para uma conta errada, nenhum pagamento adicional poderá ser feito.

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