Qual visto é o mais apropriado para você? A que direitos você tem? Vamos esclarecer suas dúvidas sobre os vistos para a Austrália nesse artigo

E para você que já viu tanta coisa legal sobre a Austrália e pensou "é, bem que eu poderia passar um tempo por aí", ou algo assim. Esse artigo é para você!
Muita gente nos pergunta "preciso de seguro viagem?" "quanto mais ou menos eu preciso ter?" "qual a documentação necessaria?" etc. Nessa matéria vamos responder essas e várias outras questões que vão ajudar você a tomar as melhores decisões para o seu intercâmbio.

Visto de estudante

Vamos começar explicando de maneira bem fácil algumas etapas. Quem leu esse nosso artigo [AQUI], sabe que a Austrália é o país das mil e muitas leis e apesar disso contribuir muito para tudo funcionar bem, requer uma certa orientação para se adaptar e é aí mesmo que nós entramos, para ajudar você. Então, é claro que o setor de imigração, que cuida de todos os vistos para entrar na Austrália, não ia ficar de fora e deixar de fazer suas regras.
Funciona assim, com exceção dos cidadãos da Nova Zelândia, absolutamente todas as outras nacionalidades necessitam de um visto para entrar na Austrália, mesmo que seja como turista. E existem vários tipos de vistos subdividos em várias classes, vamos mostrar aqui as principais e você poderá saber em qual se encaixa para poder aplicar o seu visto sem erro.

Apesar dos muitos tipos de vistos, algumas coisas são comuns a todos os chamados vistos temporários, neles estão incluídos: visto de estudante e cônjuge do estudante, sponsor temporário, working holiday, turista e alguns outros menos comuns.
Todos os vistos citados têm alguma limitação de trabalho, alguns são em relação a horas máximas ou mínimas, outros a tempo em cada emprego e no caso do visto de turista, a pessoa é completamente proibida de trabalhar. Outro requerimento importante é o seguro saúde, portadores do visto de working holiday, work and holiday e de turismo, não são obrigados a manter um seguro privado de saúde, mas também não tem direito ao sistema público de saúde do país e, caso precisem de assistência médica, terão que arcar com todos os custos (que não são baixos). 

Existe uma lista bem curta de países europeus dos quais cidadãos desses países, independentemente de em qual visto estão na Austrália, podem ser elegíveis para utilizar o sistema público de saúde. Consulte o site do governo australiano, pois a lista muda conforme o cenário político. E se esse não é o seu caso, o importante é saber que, se você vem para a Austrália estudar, o seguro de saúde (OSHC), é OBRIGATÓRIO, por todo o período de estadia no país, inclusive durante suas férias. Somados a esses requerimentos, estão ainda, comprovante de vacinação (dependendo do seu país de origem), comprovação de renda, exigida conforme o visto e o tempo de estadia, exame médico que pode ser pedido ou não,  e de bons antecedentes criminais, algumas vezes solicitado.

Mas afinal o que é esse seguro de saúde OSHC?
Primeiro, vamos esclarecer uma dúvida comum, a diferença entre seguro viagem e de saúde. O seguro viagem, que é opcional, cobre os custos de saúde e de acidentes em hospitais públicos ou privados, extravio de bagagens, repatriação, morte etc, até um certo limite de acordo com a apólice que você contratou.
Já o OSHC, que como já falamos, é obrigatório para todos os estudantes e alguns outros vistos temporários, ele se equipara ao Medicare, que é o sistema público de saúde australiano ao qual apenas cidadãos e residentes permanentes têm acesso e cobre 100% dos gastos com saúde que seriam cobertos pelo sistema público. Em outras palavras, você paga um seguro que te dá acesso ao sistema público de saúde australiano. É importante ressaltar que nem mesmo o Medicare tem cobertura para tudo, por isso o OSHC também não terá. No entanto o OSHC cobre, no mínimo, gastos de emergência em hospitais públicos (inclusive cirurgias), serviços de ambulância, uma porcentagem do valor da consulta com clínicos médicos, hospedagem em enfermaria de hospital público (o tempo depende da sua apólice), até 10 consultas por ano com psicólogo, porcentagem de exame de vista e até mesmo valores em remédios!
Cinco seguradoras disponibilizam o OSHC no país e você pode escolher a que mais te agrada, todas oferecem também extensões que podem ser agregadas ao seu OSHC, como cobertura dental e fisioterapia. O seguro saúde OSHC, será válido apenas em território australiano, não cobrindo qualquer despesa médica com viagens, problemas com bagagens ou repariação, para isso você precisará adquirir um seguro viagem.
Mande um email para nós [AQUI] para saber mais sobre todos os seguros e escolha o seu!


Os diferentes tipos de vistos, durações e valores

Visto de turista

Pode ser solicitado para um período que vai de um mês até um ano. Quanto maior o período de tempo pedido pela pessoa, mais documentos serão exigidos, os documentos também variam de acordo com a idade e nacionalidade do solicitante. Esse visto dá o direito de viajar em todo o território nacional australiano, entrar e sair do país quantas vezes quiser dentro de seu período de validade, bem como estudar por um período máximo de semanas, que virá especificado no seu visto. Em hipótese alguma o portador do visto de turista pode trabalhar na Austrália, sendo punido com deportação imediata os que forem flagrados infringindo a lei. Vários critérios são usados para um visto de turista ser aprovado ou negado, dentre eles estão, motivo que justifique a viagem, comprovação de renda suficiente, antecedentes criminais (um rico e famoso lutador teve seu visto de turista recentemente negado por seu histórico de violência e brigas), estado de saúde, preenchimento do formulário online de aplicação e qualquer outra comprovação que o setor de imigração achar necessária. O valor do visto de turista é de AUD$ 140 para quem está fora da Austrália e, AUD$ 345 para quem já está no país (com algum outro visto, claro).
Mas não precisa se preocupar, nós aplicamos esse visto para você! Basta mandar um email [AQUI] e fazemos todo o processo para você não ter dores de cabeça.


Visto de estudante

Um dos mais procurados e também um dos mais burocráticos vistos, é o de estudante. Em teoria não existe um período mínimo ou máximo para esse visto e tudo vai depender do período de duração do curso, ou cursos, que você vai escolher. No entanto, caso você aplique para um período, ou um curso, não condizente com seu histórico declarado e objetivo pretendido, isso é um fator que pode levar seu visto a ser negado.
Para conseguir um visto de estudante você deve aplicar para uma escola registrada no CRICOS, deve pagar o seguro obrigatório OSHC para todo o período de permanencia no país, inclusive férias, deve fornecer toda a documentação solicitada que se refere principalmente a comprovante de identidade e escolaridade, passaporte com validade de no mínimo 6 meses anteriores a data da viagem, reserva da passagem aérea, carta de aceitação de matrícula emitida pela escola, comprovação financira (de aproximadamente AUD$ 1650 por mês de permanencia no país, sem contar os gastos da viagem) e documentos que comprovem vículos com seu país de origem. Esse visto permite que o estudante (e seu cônjuge) trabalhe 40 horas A CADA DUAS SEMANAS. Isso equivale a no máximo 20 horas semanais, mas se por exemplo, em uma semana você fizer as 40h não tem problema, desde que não trabalhe na semana seguinte. O estudante tem a obrigação de manter um alto índice de presença na escola. O valor base do visto é de AUD$ 560 no entanto outras taxas incidem sobre esse valor, como taxa do cartão de crédito, taxas de reaplicação etc.

O visto de estudante é um dos que mais exigem experiência e habilidade para ser aplicado e a equipe da Australia Channel está preparada para auxiliá-lo nesse processo. Envie um email para nós [AQUI] e um de nossos agentes estudantis especializados nos vistos de estudantes entrarão em contato com você!


Vistos de working holiday e work and holiday

Boa parte dos países europeus e asiáticos e, alguns das américas e oriente médio, com idade entre 18 e 30 anos, possuem direito a esses tipos de vistos. Ambos dão direito as mesmas coisas, porém as exigências para se adquirir o visto de work and holiday é muito maior. Cada um possui uma lista diferente de quais nacionalidades que podem aplicar para cada visto e você deve consultar as informações do governo [AQUI] para o working holiday e [AQUI] para o work and holiday. Os portadores desses vistos podem permanecer na Austrália por até 1 ano e, caso queiram reaplicar para igual período, devem cumprir 3 meses de trabalho em alguma região denominada "regional", ou seja, fora das cidades grandes e, em tipos específicos de trabalho como construção, mineração, agricultura, manejo de animais em fazendas e outros, dá uma olhadinha nos links acima de cada visto para ver a lista completa. 
Caso a pessoa não queira cumprir os 3 meses de trabalho em uma área regional exigidos para a reaplicação de um segundo ano para esses tipos de visto, ela não será apta a fazê-lo e terá que optar por aplicar para algum outro visto, por exemplo, de estudante.  Os portadores de um desses vistos, working holiday ou work and holiday, também têm certas limitações, eles podem estudar por um período máximo de 4 meses e ficar apenas 6 meses em cada emprego, tempo que pode ser ampliado em certos casos. O valor de aplicação do visto é de AUD$ 440.


Existem outras infinidades de vistos para o país, outros muito procurados são, o de casamento com  um cidadão australiano, que deve ser tratado com um advogado de imigração, o de sponsor, onde uma empresa estabelecida na Austrália te contrata como trabalhador formal devido às suas habilidades e o skill visa, no qual uma pessoa que possui alguma formação ou habilidade específica, aplica para esse visto e após obtê-lo, está apto para trabalhar no país, sem restrições trabalhistas.

Tanto no visto de sponsor, temporário ou permanente, como no skill visa, a profissão do aplicante deve estar nas listas específicas de profissões que são de interesse do país. 

Quer saber mais sobre os vistos ou tem alguma dúvida? Comenta aqui embaixo ou nos mande uma mensagem! Teremos muito prazer em responder :)

Mande um e-mail para nós CLICANDO AQUI e saiba como fazer turismo ou intercâmbio na Austrália e receba um atendimento personalizado. Veja nossas dicas também em nosso canal no You Tube e página do Facebook, fique por dentro das curiosidades e promoções seguindo nosso perfil no Instagram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário