Como é a segurança na Austrália? Saiba aqui se você tem algo com o que se preocupar

Se você está pesquisando sobre a Austrália para fazer o seu intercâmbio já deve ter ouvido falar que o país é seguro. Mas o quanto e em que aspectos talvez você ainda não saiba. Aqui vamos falar sobre as estatísticas oficiais e também tentar passar uma ideia sobre a sensação de segurança em geral.

Segurança
O site do Australian Bureau of Statistics oferece um panorama em números e gráficos sobre o país, com dados não apenas sobre segurança, mas também empregabilidade, saúde, características da população etc. Esse artigo foi escrito com base em depoimentos de moradores do país (australianos e estrangeiros) e em estatísticas oficiais obtidas no referido site.

Cada cidade e até mesmo bairros têm suas peculiaridades e portanto numa cidade considerada super segura, talvez em um bairro específico a sensação de segurança não seja tão grande assim e vice-versa. Mesmo levando em consideração as especificidades de cada lugar, o país como um todo é muito seguro e isso se reflete fortemente nas estatísticas de criminalidade e no comportamento da população.

Fazendo uma comparação entre grandes cidades do mundo é sabido que ao andar nas ruas, por exemplo, de algumas das grandes cidades do Brasil, a chance de sofrer um assalto com arma de fogo não é exatamente baixa. Já em uma cidade da Europa, isso é improvável, porém as quadrilhas organizadas para furtos são famosas. Já na Austrália a probabilidade de você ser assaltado com arma de fogo é baixíssima. São relatados alguns raros casos em cidades como Sydney e de poucos anos pra cá em lojas (essencialmente joalherias) na cidade de Melbourne. Furtos (o famoso "bater carteira") a pessoas nas ruas e transportes públicos são também escassos no país, sendo tratados mais como pontuais do que regulares. Em outras cidades como Brisbane e Adelaide por exemplo crimes de furtos são ainda menos recorrentes e, com armas de fogo praticamente não existem.

A sensação de segurança no país é tão grande que ver pessoas andando tarde da noite nas ruas portando câmera fotográfica, telefone celular ou mesmo sacando dinheiro nos caixas 24h é comum. Na Austrália se anda no centro das cidades sem restrição de horário. É claro que cidades maiores têm mais problemas em relação à violência do que cidades menores. Portanto, não só a criminalidade é baixa, mas também a sensação de segurança é muito maior em cidades como Brisbane, Adelaide e Hobart. 

Pessoas usando notebooks, tablets e celulares no trem à noite - cidade de Brisbane

Segundo as estatísticas oficiais (ano de 2017), salvo pequenas variações, todos os tipos de furtos e assaltos vem caindo no país desde 2008. O número de furtos em residências, por exemplo, caiu 7% em relação ao ano anterior, vários outros crimes também tiveram redução. Considerando que no mundo como um todo a violência só aumenta, é reconfortante saber que ao menos na Austrália felizmente ela tem diminuído.

Se você estiver pensando "mas não tenho que me preocupar com nada na Austrália?", também não é bem assim. Algumas precauções são importantes, como em qualquer lugar. Como dissemos, andar nas ruas ou em transportes públicos com dinheiro ou eletrônicos não é um problema. No entanto, deixar bens visíveis dentro de automóveis estacionados não é uma boa ideia.

Muitas pessoas (muitas mesmo) simplesmente não trancam a porta de casa ou deixam a chave em lugares óbvios. Aqui um parêntese pra dizer que a maioria das casas no país não tem muros. Valendo-se desse hábito, algumas pessoas mal-intencionadas entram nas casas enquanto os moradores não estão e furtam bens. Já roubos de veículos não acontecem em grande escala no país, porém bicicletas são um alvo grande de ladrões e, acreditem, em muitas cidades existem policiais dedicados a investigar somente esse tipo de crime. Já lugares isolados, como parques e áreas de mata, devem ser evitados no período noturno se você não estiver em grupo, por questões obvias, apesar de não existir relatos de gangues ou indivíduos que ajam sempre nesses lugares é sempre bom não dar chance ao azar. 

Conclusão, a Austrália é sim um país muito seguro. Devemos tomar pequenas precauções como em qualquer lugar do mundo, mas aqui se anda mais tranquilo. A imensa maioria das casas não têm muros ou grades, se anda sem preocupação nas ruas com eletrônicos ou joias e você sai durante a noite sem medo.

Venha para a Austrália você também! Mande um e-mail para nós CLICANDO AQUI e saiba como fazer turismo ou intercâmbio na Austrália e receba um atendimento personalizado. Veja nossas dicas também em nosso canal no YouTube e página do Facebook, fique por dentro das curiosidades e promoções seguindo nosso perfil no Instagram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário