Qualidade de vida na Austrália

Possivelmente essa matéria deveria começar questionando o que é qualidade de vida para você. E é claro que isso é relativo tanto à cultura de cada povo, como também às opiniões baseadas em experiências pessoais. Mas como precisamos chegar a um consenso, vamos falar em termos de serviços públicos, desenvolvimento e rankings mundiais. Vem com a gente e saiba tudo sobre esse imenso país que recebe a todos de braços abertos.

Uma das centenas de praças da cidade de Brisbane - Em frente a estação Central

Um dos países mais felizes do mundo
Anualmente a United Nations Sustainable Development Solutions Network apresenta um relatório classificando 156 países por quanto felizes seus cidadãos se sentem. Esse ano de 2019, Finlândia, Dinamarca e Noruega foram considerados os três países mais felizes do mundo. A Austrália ocupa dessa vez a 11º colocação, o que é uma novidade pois o país sempre esteve entre os 10 primeiros colocados, no entanto ainda é uma colocação bem alta. Para se comparar, o Brasil ocupa a 32º colocação e Portugal a 66º. O relatório leva em consideração variáveis como expectativa de vida, renda, suporte social etc. Para quem conhece o país, esse relatório parece fazer bastante sentido, é visível como a população se sente privilegiada em viver aqui.


IDH
Significa Índice de Desenvolvimento Humano e é uma média entre expectativa de vida, educação e renda da população. A Austrália tem um dos mais altos IDH's, sendo 0,939 e nesse ranking está em 3º lugar entre os países do mundo.


Serviços de uso público

Hospitais
Você provavelmente vai se surpreender ao chegar na Austrália e perceber que a maior parte dos hospitais mais parecem um shopping ou um hotel de luxo, com entradas grandiosas, prédios bonitos e funcionais.

Transporte
Ônibus com ambiente climatizado, assentos confortáveis e tabela de horários nas paradas. Os trens em algumas cidades contam com banheiros, além de também serem climatizados, são limpos e confortáveis. É possível viajar para a maioria das grandes cidades, atravessando todo o país com os trens de longa viagem (olha esse nosso artigo AQUI). Os transportes de maneira geral são bem confiáveis e se atrasam pouquíssimo.

Ruas/parques
A maioria das ruas e rodovias do país são de excelente qualidade, com muito poucos ou simplesmente nenhum buraco. A manutenção, pintura de faixas, sinalização etc são ótimas, principalmente nas cidades. Os parques públicos também são excelentes, playgrounds novos e bem equipados, churrasqueiras, mesas para pic-nic, gramados, bancos, áreas cobertas, lagos etc. Pelas ruas das cidades estão disponíveis bebedouros de água para quem quiser e banheiros públicos.

Comunicação/internet
O país é bem servido em relação a operadoras de telefonia e as tarifas são baratas, principalmente pela oferta de vários tipos de pacotes. Quando você opta em fazer uma assinatura anual para a sua conta de celular a quantidade de dados que você recebe dependendo da sua operadora é surpreendente.

Burocracia
Abrir uma conta no banco, dar entrada nos seus documentos para trabalhar, tirar alguns certificados, tudo isso você faz online. Para começar a trabalhar em uma empresa você apenas precisa preencher um formulário, para tirar a identidade do país o mesmo, além de muitas outras coisas serem também simplificadas.


A sensação que se tem vivendo na Austrália é de que as coisas funcionam, deixando mais tempo para você se preocupar com o que realmente importa. Você tem aplicativos gratuitos para ver o horário do seu transporte e sabe que ele, caso atrase, não será mais que uns poucos minutos e você não vai chegar tarde no trabalho. A segurança no país é imensa e você anda com seus bens despreocupado. Você não tem que pagar rios de dinheiro em seguro ou manutenção do carro, pois roubo de veículos são escassos e as estradas são excelentes. 

Faça da Austrália a sua nova casa! Venha com a Australia Channel descobrir esse paraíso.

Mande um e-mail para nós CLICANDO AQUI e saiba como fazer turismo ou intercâmbio na Austrália e receba um atendimento personalizado. Veja nossas dicas também em nosso canal no YouTube e página do Facebook, fique por dentro das curiosidades e promoções seguindo nosso perfil no Instagram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário