Você tem medo de conversar em inglês? Pois está na hora de mudar

Muitas pessoas, de todas as nacionalidades, frequentemente sentem medo de se comunicar em inglês principalmente com nativos. Em geral, além da insegurança por não dominar o idioma, a pessoa fica constrangida quando não é compreendida e preocupada em como o outro vai agir. Pensando nisso vamos dar algumas dicas para quando esse medo surgir.

Ponha a voz pra fora!

Enquanto alguns têm medo de falar inglês com nativos, outros têm vergonha de conversar em frente a falantes da sua própria língua. Seja por medo de não ser compreendido ou de ser criticado pelos próprios colegas, essa vergonha te impede de praticar o inglês e melhorar sua habilidade de comunicação.

Você ainda está aprendendo!
Lembre-se disso toda vez que sentir medo de falar. Você está reaprendendo a falar e não tem como aprender sem cometer erros. Quanto mais você praticar melhor e quanto mais você aprende com seus erros melhor também. Se alguém rir ou te criticar, responda "eu ainda estou aprendendo! Se esse não é o certo, então como se fala?". Com isso você vai desenvolver o idioma, tenha certeza de que sentir vergonha não vai te ajudar.

Procure o seu método
Existem várias técnicas para melhorar a sua pronúncia, porém o método que funciona para uma pessoa nem sempre funciona para outras, você precisa testar várias e ver em qual se enquadra. Não fique chateado se seu amigo aprende inglês com músicas e você não entende o que as pessoas estão cantando, apenas troque o método de aprender e siga em frente. Uma técnica muito usada e que talvez possa te ajudar, consiste em gravar enquanto você fala as palavras e depois comparar o que você disse com um nativo falando. Isso pode te ajudar a perceber se você está emitindo o som corretamente, se está colocando ênfase na parte certa da palavra etc. 

Supere a mania de perfeição
O perfeccionismo só leva a frustração, nada nem ninguém pode ser perfeito. A busca pela qualidade é diferente da busca por uma perfeição ilusória. Nem mesmo os nativos falam totalmente correto, aceite seus erros e tente melhorar observando quais são e quando você os comete. E novamente, para identificar onde estão os erros, você tem que praticar!

Veja esse nosso artigo [AQUI] com dicas para melhorar no inglês.

Talvez você precise de ajuda profissional
Se você pensa que esse medo está te impedindo de evoluir no inglês, pode ser uma boa ideia procurar ajuda de um psicólogo. Existem vários profissionais brasileiros trabalhando na Austrália e com certeza isso te ajudaria muito. O psicólogo vai te ajudar com técnicas e experiência profissional te orientando em como superar passo a passo sua dificuldade de falar em inglês. O seu seguro de saúde estudantil, OSHC, cobre até 10 sessões com um psicólogo registrado na Austrália, se informe com seu agente de intercâmbio e procure ajuda se você precisa.

Saiba a que o seu OSHC dá direito, nessa matéria [AQUI].


Mande um e-mail para nós CLICANDO AQUI e saiba como fazer turismo ou intercâmbio na Austrália e receba um atendimento personalizado. Veja nossas dicas também em nosso canal no YouTube e página do Facebook, fique por dentro das curiosidades e promoções seguindo nosso perfil no Instagram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário