Como funciona o sistema de saúde na Austrália

O sistema de saúde pública da Austrália, chamado de Medicare, é considerado um dos melhores e mais compreensivos do mundo. Ele não só disponibiliza hospitais gratuitos, como fornece reembolso em médicos particulares. O acesso aos benefícios são agilmente utilizados por meio de um cartão magnético que, após ser solicitado, chega em sua casa pelos correios, tudo fácil e rápido. 

Atendimento no médico GP particular, pelo sistema público

Todos os cidadãos australianos, residentes permanentes, alguns tipos de visto, certos vistos provisórios em processo de adquirir o visto permanente e os cidadãos de alguns países europeus, podem o usar o sistema gratuitamente ou pagando muito pouco em alguns itens. Mas e você que é estudante internacional, como faz? Bom, você conta com o OSHC, o seguro de saúde que permite ao estudante internacional ter acesso ao sistema de saúde e já explicamos como ele funciona, clica AQUI e saiba dos seus direitos.

Caso você seja um novo residente permanente ou esteja em processo de se tornar, mas tem direito de adquirir o cartão do Medicare, pegue seu passaporte e as informações do seu visto impressas, vá até uma agência do Centrelink e preencha o formulário para novos aplicantes. Você será atendido por um dos agentes que trabalham no local e em alguns minutos sairá de lá com uma folha constando o número do seu cartão e já podendo usar todos os benefícios do Medicare. E como dissemos no início, o cartão chegará em sua casa pelos correios dentro de algumas semanas.

Explicando como funciona o sistema
O Medicare tem três grandes áreas de atuação, a médica, a hospitalar e a farmacêutica e o sistema é principalmente subsidiado pela receita do imposto de renda.

- Tabela MBS
Essa é a taxa de preço que o governo recomenda para cada serviço de saúde, ou seja, o governo recomenda um valor a ser pago pela consulta médica, um valor por um serviço de emergência, por uma cirurgia, por um tratamento de fisioterapia etc. Essa taxa é atualizada regularmente e é quanto o Medicare cobre para os residentes que precisam de um desses procedimentos. Todos os profissionais que cobram apenas o valor de tabela do Medicare, fazem o chamado "bulk billing", ou seja, você passa o seu cartão do Medicare (ou OSHC) na máquina da clínica e não paga nada extra pelo serviço.

- Atendimento médico
Todo beneficiário do Medicare tem direito a visitar um GP (médico generalista, ou clínico geral, como também é conhecido), em consultório privado. O médico GP é livre para cobrar quanto ela achar justo pelo valor da consulta, cabe ao usuário aceitar ou não. Caso o médico cobre o valor da tabela MBS, fazendo o bulk billing, o paciente estará 100% coberto pelo Medicare. Se o valor da consulta for superior, nesse caso o paciente terá que pagar a diferença. Exames de sangue, de patologia e raios-x também são pagos pelo sistema público e estão disponíveis em várias clínicas médicas particulares.

Outro benefício em instituição particular, porém pago pelo Medicare, é a consulta com optometristas para a avaliação para o uso de óculos e certas doenças.  

- Atendimento hospitalar
Todos os hospitais públicos são totalmente gratuitos para emergencias e tratamentos médicos devido à emergências. Em caso de tratamentos não emergenciais o paciente terá que entrar na fila para ser atendido pelo especialista e/ou pagar uma taxa pelo serviço.

- Área farmacêutica
Os beneficiários do Medicare dispõem de uma lista de remédios fornecidos gratuitamente ou apenas com uma taxa simbólica. Remédios de uso médico, oftalmológico e dental constam na lista.

Um ponto negativo do sistema de saúde pública na Austrália é que o serviço de ambulância não é coberto pelo Medicare, ficando a cargo de cada estado. Na prática isso quer dizem que ele não é gratuito na maior parte dos estados do país. Até o presente momento, ele é gratuito nos estados de Queensland e Tasmânia em todos os outros você deve pagar quando usar o serviço, pagar uma taxa anual para o estado para o caso de você precisar usar o serviço ou ainda adquirir o serviço através do seu seguro privado. Apenas portadores de cartões de concessão usam gratuitamente o serviço de ambulância em todo o país. No entanto, estudantes portadores do OSHC são cobertos pelas seguradoras e não pagam o serviço.

Como você pode ver o sistema é ágil e funcional, apesar de não ser perfeito. Apenas passando o cartão, como se fosse um cartão de crédito, você consegue usar tratamentos médicos e hospitalares, além de descontos em farmácias.

Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe aqui embaixo nos comentários que respondemos para você!


Mande um e-mail para nós CLICANDO AQUI e saiba como fazer turismo ou intercâmbio na Austrália e receba um atendimento personalizado. Veja nossas dicas também em nosso canal no YouTube e página do Facebook, fique por dentro das curiosidades e promoções seguindo nosso perfil no Instagram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário