Emprego, entenda todas as formas praticadas na Austrália. Dicas essenciais para quem quer conseguir rapidamente um trabalho


Tipos de emprego

Na Austrália, a grande oferta de trabalho se encontra na área de “hospitalidade” (hospitality) como em bares, restaurantes, eventos e serviços de limpeza em geral, existe ampla oferta também em outras áreas, onde se encontram oportunidades de emprego para babás, carregadores de mudança, ajudantes de cozinha etc. Com a alta da construção civil no país, todas as profissões relacionadas a essa área também estão com grande oferta de trabalho, e não só para arquitetos e engenheiro civis, mas para toda a massa de trabalhadores entre ajudantes, pedreiros, carpinteiros, pintores e muitas outras.

Garçom (waiter)

Ajudamos estudantes a conseguir emprego em eventos! Assista o vídeo e saiba como AQUI.

Há três formas de trabalho que são praticadas no país: o trabalho casual, o de meio período chamado de part-time e o de tempo integral, chamado full-time. As três práticas são muito comuns, não só para os estudantes internacionais, mas também para os próprios australianos.
O emprego casual, em geral, não possui contrato de trabalho e como o próprio nome diz, é esporádico ou periódico. Dá-se quando o empregador precisa de mão de obra extra para alguma atividade específica em uma determinada data ou de tempos em tempos.
O trabalho de meio período é muito popular no país, principalmente por permitir a todos ter tempo livre para estudar ou aproveitar as atividades de lazer. Várias empresas têm essa modalidade como opção ou até mesmo como prática comum, sendo o contrato, em geral, de 20 horas semanais.

O de tempo integral é o mais praticado na Austrália, onde o empregado trabalha em geral 40 horas semanais. Legalmente, os estudantes internacionais não são autorizados a essa modalidade de trabalho.

Como os salários são pagos por hora, torna-se fácil flexibilizar o tempo de trabalho. Dessa forma, pode ser combinado entre as partes, jornadas de 10, 15, 18, 30 horas semanais, sem a necessidade de fôrmas padrões de 20 ou 40 horas semanais.

Faxineiro (cleaner)
Prazos

Procurar por emprego na Austrália muitas vezes significa ter que deixar o currículo pessoalmente em vários lugares ou ir insistentemente no mesmo lugar. E é muito comum os estudantes internacionais acharem muito difícil essa busca por empregos nos primeiros meses de Austrália. Nada mais natural pela adaptação aos costumes locais antes de ter conhecimento e confiança para procurar um trabalho e na maioria dos casos também devido à falta de conhecimento na língua inglesa. O prazo médio para achar um trabalho fixo é de 3 meses.

Documentos necessários

Caso você tenha direito à trabalhar na Austrália, você deverá criar um TFN, que é um número representativo de você como trabalhador, por meio do qual o empregador recolhe os impostos. E se você pretende trabalhar o mais rápido possível, deve fazê-lo assim que chegar ao país. Após ter o número de inscrição do TFN, você pode dar entrada no ABN, que é um outro número com o qual você trabalha sendo um profissional autônomo.

Ambos são gratuitos e obtidos diretamente pela internet, bastando apenas o preenchimento de uma ficha cadastral. O TFN demora aproximadamente 7 dias úteis para se receber o número, pelo correio, porém o ABN para a maioria das profissões, é obtido imediatamente.

Visite nossa agência que os nossos consultores vão te ajudar a fazer sua inscrição no TFN e no ABN.

Cursos e certificações importantes

Existem alguns cursos e certificações que são fundamentais ou, em muitos casos, obrigatórios para se trabalhar na Austrália e que você deve fazer assim que chegar no país. A maioria dos cursos são online e o certificado é emitido ao final do curso. Para qualquer trabalho em lugares onde se venda bebidas alcoólicas, obrigatoriamente você precisa fazer um curso e teste do RSA (Responsible Service of Alcohol). Para se trabalhar em lugares onde se tenham jogos de apostas, deve-se obter o RSG (Responsible Service of Gambling). Para se trabalhar em cozinhas é importante, mas não obrigatório, se obter o FSL1/food safety, onde você aprende a manusear os alimentos dentro da legislação sanitária, aprende os métodos corretos de limpeza e desinfecção, entre outros. Outros importantes são os chamados white card, para se trabalhar em construção civil, o blue card para se trabalhar com crianças e o first aid, de primeiros socorros.

Quer mais dicas de trabalho? Assista nossas palestras de como conseguir emprego e os vários seminários gratuitos oferecidos pela agência.
Mande um e-mail para nós CLICANDO AQUI.

Veja nossas dicas também em nosso canal no You Tube e página do Facebook, fique por dentro das curiosidades e promoções seguindo nosso perfil no Instagram.

Sites onde você encontra mais informações sobre o tema do artigo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário