Aprenda a pagar apenas uma passagem em até 6 horas de uso em vários transportes públicos

Você já sabe que nas maiores cidades australianas a passagem dos transportes é cobrada por zonas e não preços fixos, sabe o valor e sabe também como funcionam os cartões de passagem, pois já leu tudo isso nesse nosso artigo AQUI, onde colocamos cada parte bem detalhada para vocês. Hoje vamos esclarecer melhor e de forma bem simples, como funciona a integração entre os transportes em Queensland, ou seja, Brisbane, Gold Coast etc.

Bonde, na cidade de Gold Coast

Vamos imaginar que você pegou um ônibus, saltou dele, parou para um lanche, pegou um trem, saltou e se deu conta de que precisaria pegar outro ônibus. Aí vem a pergunta, vou gastar uma fortuna em passagens? Talvez não. Na verdade você pode gastar até mesmo o valor mínimo (AUD$ 2.60), mesmo pegando três transportes e tendo parado por algum tempo para um lanche. Aqui vale dizer que a passagem, no horário de pico, vai de $3.25 até $19.61 e fora do horário de pico, vai de $2.60 até $15.69, lembrando que esses são os valores com desconto para quem usa o Go Card, pois comprando o ticket de papel a passagem é mais cara.

Assista ao nosso vídeo sobre o assunto e entenda ainda melhor. Visite nosso canal no You Tube, sempre um vídeo novo para ajudar você.






A integração começa a valer do momento que você toca o cartão pela primeira vez, a partir daí você tem 6 horas válidas pra viajar em até 3 meios de transporte, com no máximo 1 hora de intervalo entre os transportes. Nas cidades do estado de Queensland você tem a opção de pegar trem, barco, bonde e ônibus.

Ou seja, caso você se desloque (fora do horário de pico) apenas em uma zona e pegue, por exemplo, um trem, um barco e um ônibus, ou dois ônibus e um trem, enfim, 3 transportes quaisquer, você paga apenas uma passagem ($2.60). Se você trocar de zona, paga o valor das duas zonas, no caso $3.17 (e não duas vezes de $2.60 que seriam sem a integração). Se circular em 3 zonas, paga $4.84 e por aí vai, conforme a quantidade de zonas que for atravessar.

Entre um transporte e outro, você não pode ter mais do que 1 hora de intervalo.

Seguindo nosso exemplo do início, você pegou o primeiro ônibus e, vamos dizer, ficou 30 minutos dentro dele, parou para um lanche por outros 30 minutos, pegou um trem e ficou mais 3 horas dentro do trem, saltou e resolveu relaxar na estação por 50 minutos depois pegou o último ônibus e ficou mais 40 minutos nele. Desde a primeira vez que tocou o cartão no primeiro ônibus até quando você saltou do último, você ficou 5 horas e 30 minutos em viagem, contando todos os intervalos. Quanto vai custar a passagem?

Bem, você vai pagar apenas uma tarifa, mesmo com todas essas baldeações e tempo de viagem. A única questão é que, como a tarifa no estado é cobrada por zona, o valor vai variar de acordo com a quantidade de zonas que você atravessou e se era ou não horário de pico.

Então, se você iniciar essa viagem da qual falamos às 8:30h da manhã (que está fora do horário de pico), e como ela durou 5 horas e 30 minutos, vai ter terminado às 2:00h da tarde e, imaginando que você atravessou 4 zonas, você pagará $6.38. Muito menos do que os $10.40 que você pagaria se não fizesse integração. É importante lembrar de não ficar mais de 1 hora durante a troca entre os transportes, pois você vai perder o direito à integração.

Se você quer entender bem como funcionam as zonas, tarifas, descontos fora do horário de pico e como economizar muito no seu Go Card, veja esse nosso artigo AQUI.

O valor da passagem pela quantidade de zonas atravessadas, você vê na página da  Translink, AQUI (em inglês).

Mande um e-mail para nós CLICANDO AQUI e saiba como fazer turismo ou intercâmbio na Austrália e receba um atendimento personalizado. Veja nossas dicas também em nosso canal no You Tube e página do Facebook, fique por dentro das curiosidades e promoções seguindo nosso perfil no Instagram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário