Fique por dentro dos hábitos e comportamentos diferentes dos australianos e não dê mancada. Comece sua viagem já sabendo tudo sobre o local, muito antes que qualquer um

Algumas semanas atrás falamos sobre como é a Austrália e demos preciosas dicas para saber como as coisas são aqui antes de você embarcar para a sua viagem. Agora vamos contar para vocês alguns hábitos diferentes e certas características do país. Fizemos também alguns cliques curiosos para vocês verem em primeira mão como os autralianos vivem.

Veja AQUI o artigo anterior e faça a sua viagem com todas as informações e muitos passos de vantagem.

South Bank Parklands, parque infantil ao lado do parque aquático, ambos públicos e gratuitos

O lazer australiano é caracterizado pelos parques gramados e com churrasqueiras públicas, gratuitas e elétricas, claro. As prefeituras são muito cuidadosas (quase paranóicas haha) com a segurança pública e carvão poderia gerar queimadas. Quando um australiano te convidar para um churrasco (em inglês, barbecue), prepare-se para comer muito pão, vegetais, rodelas de cebola, linguiça e possivelmente algumas batatas. Se você tiver muita, mas muita sorte alguém pode levar um pouco de frango, mas carne pffff nem o cheiro. E preste atenção nessa dica, nunca leve coração de frango para um churrasco com australianos, aqui só os cães comem essa iguaria tão deliciosa que eles não sabem o que estão perdendo rs.

São vários os parques, tanto no centro das cidades grandes quanto nos bairros afastados. Esses parques são bem requisitados e além de serem usados para encontros de amigos e familiares, também são palco de muitas festas e comemorações públicas. Nos fins de semana e feriados, quem quiser pegar um lugar no gramado e usar uma das churrasqueiras, deve se programar para chegar cedo. As churrasqueiras elétricas são impecáveis e apesar de serem públicas, todos tem um cuidado especial de usar e deixar a mesma limpa para que o próximo também possa usufruir.

E falando sobre ser paranóico, digo, cuidadoso hahaha, as cidades costumam ser muito limpas e bem cuidadas. E é claro que quanto mais pessoas, mais suja acaba se tornando, no entanto as prefeituras tomam todos os cuidados possíveis para manter a higiene dos lugares públicos. Não se assuste ao ver braços mecânicos gigantes saindo de caminhões de coleta de lixo, a calçada e as ruas sendo lavadas durante a noite, pessoas com também enormes aspiradores caminhando por aí, além de algumas com paninhos lustrando as lixeiras.

"Aspirador de pó" gigante
Como as cidades são vistas como limpas, nas de clima mais ameno, você vai ver a todo momento pessoas andando descalças. E quando eu falo descalças, não quero dizer perto da praia ou na frente de casa. Andam descalças no centro da cidade, vão em shoppings, restaurantes, em qualquer lugar sem nem mesmo um chinelo de dedo. Não fique espantado ao ver uma cena dessas. Nem fique ao perceber que pessoas de roupa social estão sentadas na sarjeta da rua, jovens, idosos, crianças e qualquer um, indo ou vindo de qualquer lugar, confortavelmente sentados no chão, conversando, mexendo no celular (e notebooks, sem perigo, nem preocupação) ou apenas comendo o seu lanche. E sim, eles comem em qualquer lugar. Almoçam andando na rua, no ponto de ônibus e no banco da praça. Liberdade, seu lugar é aqui.

Pessoas sentadas no chão no meio da rua em Brisbane

Na maioria das capitais existem muitas esculturas espalhadas no centro da cidade, o "CBD", como eles chamam. São esculturas que contam a história do país, que representam animais característicos de cada região ou pessoas importantes para a história da Austrália. E em algumas dá para fazer fotos bem criativas, ou só posar discretamente para a foto como se nem mesmo tivesse notado as estátuas.

Estátuas dividindo o espaço com as pessoas

A vida ativa na Austrália tem hora marcada. Restaurantes têm horário específico de funcionamento. O almoço é servido até as 3pm e o jantar até as 8:30/9pm. São poucos os lugares que fogem essa regra e, se deseja comer fora é melhor se programar. Em geral, apenas os fast food permanecem abertos em horários estendidos e/ou 24hrs. A maioria das baladas também não vão até o amanhecer, existem regras para venda de bebida alcoólica e também para o estabelecimento ficar aberto, portanto a maioria das casas noturnas fecham no meio da madrugada.

Até mesmo o comércio segue esse princípio, as lojas fecham em torno de 5.30 da tarde, inclusive os shopping center. Apenas uma vez por semana as lojas ficam abertas até as 9 ou 10pm. Tudo isso em nome do “life style”, pois todos têm direitos iguais. E portanto, todos têm direito ao horário de lazer de forma igual.
Se for fazer compras, vá cedo!

E você, sabe alguma outra curiosidade sobre a Austrália? Deixe um comentário para nós e conte qual é!

Mande um e-mail para nós CLICANDO AQUI e saiba como fazer turismo ou intercâmbio na Austrália e receba um atendimento personalizado. Veja nossas dicas também em nosso canal no You Tube e página do Facebook, fique por dentro das curiosidades e promoções seguindo nosso perfil no Instagram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário