Sydney, Melbourne ou Brisbane? Qual cidade escolher e quais as principais diferenças entre elas?

As três maiores e mais conhecidas cidades australianas compartilham de características similares, como incrível infraestrutura, várias opções de transportes públicos em excelentes condições, além de, é claro, como acontece em todas as cidades por aqui, associam perfeitamente cidade e natureza. Vamos fazer uma comparação entre as três cidades para ajudar você a decidir qual é mais parecida com o seu perfil atendendo melhor às suas necessidades.

Da esquerda para a direita, Sydney, Melbourne e Brisbane

E se você quiser saber mais detalhes sobre cada uma das três cidades, clique AQUI para Brisbane, AQUI para Melbourne e, AQUI para Sydney.

Começaremos com uma comparação das características físicas da cidade, assim você já vai ter uma ideia do que vai ver quando chegar.
Sydney é um gigantesco centro urbano, com edifícios altos, muitas pessoas, bares, restaurantes e lojas para todos os lados, oferecendo tudo facilmente aos seus moradores. A cidade foi erguida à beira-mar, então ainda que você se encontre no centro da cidade, sempre terá esse refúgio. Melbourne compartilha de algumas características em comum com Sydney, é igualmente gigantesca possuindo um amplo CBD (como é chamado o centro da cidade), além de também ser uma cidade costeira. O que diferencia nesse sentido, Melbourne de Sydney, é que Melbourne possui um patrimônio histórico mais numeroso, fazendo com que a cidade em si seja uma belíssima atração e não apenas um enorme centro urbano, mas um lugar agradável de se visitar por si só. 
Já em Brisbane você terá uma experiência completamente diferente. A cidade possui também um centro cheio de altos prédios oferecendo tudo o que se espera de uma grande cidade. No entanto, apesar de Brisbane, em relação a área, ser a maior das três cidades (Sydney possui 12.368 km², Melbourne 9.990 km² e Brisbane 15.826 km²), o centro da cidade é pequeno, sendo fácil se locomover a pé na cidade. Você encontrará centenas de parques públicos arborizados e, em Brisbane, a sensação é de que você está numa cidade mais aconchegante.


Praia de Bondi, em Sydney

Clima e localização
A Austrália se encontra totalmente no hemisfério sul do planeta, tendo o verão entre os meses de dezembro e fevereiro e, o inverno, entre os meses de junho e agosto. Sendo assim, o país possui a região norte com clima mais quente e região sul com clima mais frio.
Dentre as três, Brisbane está mais ao norte e Melbourne mais ao sul, tendo Sydney na metade do caminho entre as duas cidades.
As três cidades possuem as estações do ano bem demarcadas e características (diferentemente do norte do país, onde não há grande variação térmica entre as estações do ano), no entanto o inverno em Melbourne é bem mais rigoroso do que nas outras duas cidades e as estações "intermediárias" (primavera e verão), são mais amenas em Brisbane.
Saiba nesse artigo AQUI mais detalhes sobre o clima das cidades.


Rua central em Melbourne, durante o inverno

Salário, custo de vida e empregos
Como já falamos algumas vezes aqui no blog, a Austrália oferece o maior salário mínimo do mundo e na maioria das profissões, principalmente nos setores de hospitality (explicamos tudo sobre trabalho na Austrália nesse artigo AQUI), o salário pago é praticamente o mesmo, independentemente da cidade. O que significa que não é por Sydney ser maior que Brisbane, por exemplo, que você receberá um salário significativamente maior, não vai.
Já o custo de vida muda drasticamente entre uma cidade e outra. Viver no centro, de qualquer uma das três cidades, é mais caro do que nos arredores das mesmas, pois a maioria das escolas e comércios estão no centro, o que torna a região muito procurada.
Mas qual das cidades é mais caro de viver? Sydney é indiscutivelmente a cidade mais cara dentre as três e uma das mais caras do mundo. O aluguel, compras, valor das escolas, transporte público e serviços básicos em Sydney, são acima da média praticada no restante do país. Já comparando Melbourne e Brisbane, apesar das duas cidades não terem uma discrepância muito grande entre o valor de aluguel, em outros quesitos, como transporte públicos e serviços básicos, Melbourne é mais cara de se viver do que Brisbane, que figura como a mais barata de se viver dentre as três.

Em relação a empregos, a lista se inverte. Sydney tem muito mais ofertas de emprego, seguida por Melbourne e Brisbane. No entanto, a realidade é que, após conseguir um emprego, você receberá praticamente o mesmo salário em qualquer cidade, mas em Sydney, por exemplo, terá que pagar mais pela escola (de inglês ou qualquer outro curso), pelo aluguel, passagem do transporte público etc.


Moradores em Brisbane, aproveitando o fim de tarde no parque em frente ao rio

Escolas
A qualidade da educação oferecida nas escolas da Austrália costuma ser bem alta e o padrão seguido é o mesmo nas três cidades das quais estamos falando e, em qualquer outra do país. Mas é claro que em cada cidade você encontrará escolas melhores do que as outras. Converse com seu agente de intercâmbio AQUI, para saber qual é a melhor escola pra você. Caso você esteja vindo para o país apenas para estudar inglês, poderá escolher a escola com melhor custo/benefício em qualquer cidade com a qual você tenha se identificado mais. Entretanto, se o seu objetivo for estudar algum curso específico, o melhor a fazer é perguntar ao seu agente se a cidade oferece cursos de qualidade naquela área. Por exemplo, dentre as três, Melbourne é a melhor se você quiser estudar artes, cinema etc.


Mande um e-mail para nós CLICANDO AQUI e saiba como fazer turismo ou intercâmbio na Austrália e receba um atendimento personalizado. Veja nossas dicas também em nosso canal no You Tube e página do Facebook, fique por dentro das curiosidades e promoções seguindo nosso perfil no Instagram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário