Mas afinal o que é a Commonwealth e esse Commonwealth Games?

The Commonwealth of Nations, em tradução livre, A Comunidade das Nações é uma das mais antigas associações políticas ainda existentes no mundo. Formado atualmente por 53 países, a "comunidade" iniciou-se ainda durante o império britânico. Muitas atividades são praticadas pela Comunidade, dentre elas e sem dúvidas a mais famosa, os Commonwealth Games.

Veja AQUI algum dos esportes mais famosos (e estranhos) da Austrália. E caso queira saber mais sobre a cidade que será sede dos jogos em 2018, olha essa matéria AQUI e essa outra AQUI, sobre as praias da cidade.

Festa de comemoração em contagem regressiva para os jogos
Fonte: The New Daily at https://thenewdaily.com.au/sport/other-sports/2017/04/04/gold-coast-commonwealth-games/

Resumindo bem a história, o império britânico foi descrito por eles mesmos, como uma comunidade, isso ainda em 1884. Desde então reuniões e conferências entre as colônias, ex-colônias e países ainda governados pelo império foram modelando a associação.
Com exceção de Ruanda e Moçambique, que foram os últimos a entrar para a comunidade, todos os outros tiveram em sua história laços com o império Britânico, ou com alguma ex-colônia.
Um dos principais objetivos da comunidade é o de estreitar os laços diplomáticos entre as nações. Para pertencer a Commonwealth os países devem reconhecer a Rainha Elizabeth como a cabeça da comunidade, além de prezar pela igualdade racial, a paz mundial, a liberdade, os direitos humanos, pela igualdade e pelo livre comércio. Alguns países já foram desligados da Commonwelth por não atenderem a essas premissas, como Zimbabue, Paquistão e Nigéria. 

Países pertencentes a Commonwealth
Fonte: Commonwealth Foundation at https://commonwealthfoundation.com/where-we-work/

O jogos
O Commonwealth Games são os jogos disputados entre os 53 membros da Comunidade, em várias competições esportivas, esse ano com a edição durando 11 dias (entre 04 e 15 de abril), na cidade de Gold Coast. A primeira edição dos jogos foi em 1930, em Hamilton, no Canadá. Quando ainda era chamado de British Empire Games. Essa será a 5º edição dos jogos na Austrália, fazendo do país o que mais hospedou os jogos.

Os esportes
Muitos esportes conhecidos são disputados nos jogos, como atletismo, ciclismo, basquete e boxe. Mas alguns nada famosos também estão na lista como, Squash, Netball e Lawn Bowls, completando a lista de 23 esportes.
A lista completa de esportes, uma breve explicação sobre cada um e outras informações sobre os jogos, você encontra no site oficial dos jogos da edição de Gold Coast, bem AQUI.

Jogo de Lawn Bowls
Fonte: Flickr Image from Lhourahane at https://cataloguesports.com.au/lawn-bowls-etiquette-guide/
Mande um e-mail para nós CLICANDO AQUI e saiba como fazer turismo ou intercâmbio na Austrália e receba um atendimento personalizado. Veja nossas dicas também em nosso canal no You Tube e página do Facebook, fique por dentro das curiosidades e promoções seguindo nosso perfil no Instagram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário