Australia Day - Um dos feriados nacionais mais esperados do ano. Mas afinal o que se comemora?

A Austrália é um país relativamente novo, principalmente se você levar em consideração o seu tamanho e que suas terras não eram fisicamente parte de um outro território que foi subdividido, como alguns novos países no mundo. Com 248 anos de "vida" o país ainda constrói a sua história.


Australiana

Apesar do que alguns imaginam, os australianos não comemoram a independência do país frente aos seus colonizadores, os ingleses. Na verdade, alguns nem mesmo sabem quando isso aconteceu.

O Australia Day, originalmente, comemorava apenas o dia em que o capitão Arthur Phillip iniciou a nova colônia, em 26 de janeiro de 1778, mas ao longo dos anos esse significado foi se ampliando. Ainda no início dos anos 1800's o feriado nacional foi instiduído oficialmente e comemorado pelo segundo ano com a Sydney Regata. Já nos anos 1900's, após a independência do país frente à Inglaterra, o sentimento de "ser australiano" passou a ser cada vez mais crescente. E esse sentimento foi incorporado às comemorações do feriado, que já não significava apenas o início da colônia, mas também a cidadania australiana. Passou a ser crescente também o sentimento de exclusão sentido pelos milhares de indígenas que viveram aqui por mais de 60.000 anos e simplesmente foram deixados de fora do Australia Day e, até 1967, não eram nem mesmo reconhecidos como cidadãos australianos.

Aborígene, o indígena australiano, tocando o didgeridoo, instrumento musical

Em 1994, as celebrações pelo Australia Day foram definitivamente estabelecidas, com fogos de artifícios, elevação da bandeira nacional, desfiles e comemorações oficiais por todo o país. Ainda antes das comemorações oficiais serem estabelecidas, passou a acontecer também a cerimônia oficial de cidadania, com aproximadamente 16.000 pessoas a cada ano, recebendo o certificado e se tornando cidadãos australianos oficialmente.

Hoje em dia, o Australia Day é comemorado também, como o reconhecimento e orgulho da nação australiana, composta por uma população diversa e a contribuição que cada uma dessas pessoas, entre nascidos no país, indígenas e novos cidadãos, dá diariamente para o desenvolvimento da nação.

Mande um e-mail para nós CLICANDO AQUI e saiba como fazer turismo ou intercâmbio na Austrália e receba um atendimento personalizado. Veja nossas dicas também em nosso canal no You Tube e página do Facebook, fique por dentro das curiosidades e promoções seguindo nosso perfil no Instagram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário