Não pague por hospedagem, alimentação, passeios, carros e nem mesmo por vans e caravanas equipadas para longas viagens. Como? Vem que vamos te contar essa maravilha

Hoje vamos compartilhar com vocês um segredo que em geral apenas mochileiros experientes conhecem e eles nem sempre dão essas dicas gratuitamente, muitos vendem em e-books. Como viajar, se hospedar, passear e até comer sem pagar nada por isso. Mas você que acompanha o nosso blog toda semana, merece essa vantagem sobre os viajantes comuns. E o melhor, serve para viagens para qualquer parte do mundo, bem talvez não para o Polo Norte (porém talvez! Hahaha), mas a lista de lugares vai de paraísos como a Austrália, Nova Caledônia e Maldivas até os fascinantes, Madagascar, Islândia e Nepal.

É realmente muito simples e absolutamente impressionante poder viajar de graça quando várias pessoas pagam, e caro, por todas essas coisas. Aproveite bem essas dicas e poupe o seu dinheiro para poder gastar em várias outras coisas que você queira, inclusive em mais viagens.


Conheça as cidades com moradores locais, se hospedando gratuitamente

Bem, mas vamos ao que interessa, como eu faço?
Funciona assim, existem milhares de pessoas que amam conversar, trocar histórias e experiências de vida. Esse pessoal também ama viajar e/ou hospedar viajantes e é aí que a nossa história começa. Existem também vários pequenos negócios, como sítios, albergues e casas de famílias que precisam de voluntários, mas para você entender melhor, vamos separar em partes as várias modadalidades de hospedagem etc.


Relocação de carros e caravanas

Esse sistema apesar de existir em vários países, funciona realmente bem e tem várias excelentes opções na Austrália e Nova Zelândia, onde é prática comum o aluguel desse tipo de carro para viagens. Ele fuciona assim, as pessoas alugam um carro em uma cidade e o deixam em outra e em geral não voltam com ele, com isso, as locadoras sempre tem vários carros fora de suas garagens. Pagar um funcionário para pegar os carros e trazer de volta, seria caro demais e depois de certo tempo sem conseguir que alguém alugue os carros para voltar, eles o oferecem gratuitamente. Muitas vezes você recebe a gasolina, o seguro e em alguns casos até alguns dólares para fazer isso. Ou seja, você recebe para viajar!
Existem infinitos sites pois quase todas as locadoras têm a mesma prática, por isso busque no Google por: relocation (ou transfer) car Australia (ou New Zealand) ou relocation motorhome ou transfer campervan. 


Carros como esse podem ser usados de graça

Hospedagem em albergues da Austrália em troca de trabalho


Como o país recebe muitos turistas e, boa parte deles opta por ficar em albergues (hostel ou backpacker, em inglês), não só pelo baixo custo (veja nosso artigo AQUI sobre o valor da moradia na Austrália), mas também pela facilidade em conhecer pessoas, fazer amigos e parceiros de viagem, muitos desses albergues oferecem trabalhos bem atrativos em troca de hospedagem e às vezes café da manhã. Dependendo do tipo de serviço que o albergue ofereça aos hóspedes, você poderá trabalhar como promotor(a) de festas, recepcionista, motorista para os passeios turísticos, camareiro(a), ajudando na cozinha, dentre outras funções. Costuma ser pedido de 12 a 15 horas de trabalho por semana e a melhor maneira de se conseguir um desses é visitando pessoalmente os locais ou verificando o site dos classificados locais.


Hospedagem totalmente gratuita (em geral sem alimentação incluída)

A maior comunidade existente
para se trocar experiências de vida, fazer novos amigos, conseguir boa companhia para passear e de quebra receber hospedagem gratuita, definitivamente, é o Couchsurfing. É importante reforçar que, a idéia aqui é fazer amigos, conversar e interagir enquanto se viaja e, que a hospedagem gratuita é apenas um facilitador e incentivador dessa interação. A pessoas que vão recebê-lo em suas casas, não recebem nada por isso e o fazem pelo puro prazer de uma boa conversa e de conhecer novas pessoas, lembre-se disso, siga as regras da casa e seja simpático.

Basta você se inscrever gratuitamente no site couchsurfing.com e preencher o seu perfil da melhor maneira possível, com dados, fotos e de preferência em inglês ou na língua nativa do país para o qual você pretende ir. Depois disso, basta escolher a pessoa com a qual deseja se hospedar, enviar uma mensagem e aguardar por sua resposta. A melhor coisa é ler com atenção o perfil da pessoa, o local da sua casa e os depoimentos de outros que já se hospedaram em sua casa para ter certeza de que tudo correrá bem. O tempo de estadia nesse tipo de programa costuma ser de apenas alguns dias, em alguns casos uma semana ou um pouco mais, o que é tempo suficiente para quem está viajando. Além de hospedagem, grupos de integrantes do Couchsurfing, também fazem encontros por toda parte e se você quiser conhecer moradores locais, essa é uma ótima escolha.


Hospedagem, alimentação e muitas vezes passeios gratuitos em troca de trabalho

Novamente precisamos enfatizar que a razão da existência desse programa, assim como do anterior, é a de conhecer pessoas e trocar boas experiências e boa companhia e, que todo o restante é apenas um veículo para a existência do programa.

As melhores comunidades para essa experiência estão nos sites: helpx.net, worldpacker.com (que o site está disponível em português, inglês e espanhol) e wwoof.net. Neles vocês vão encontrar um sistema diferente. Você se vai se candidatar a algum trabalho voluntário de sua escolha e, em troca do seu trabalho (as horas devem ser combinadas entre você e o anfitrião), você receberá hospedagem, alimentação e quase sempre passeios na região. Além de aprender muito, pois você pode escolher pelo tipo de trabalho e sair de lá com alguma nova formação. O tempo de hospedagem aqui costuma ser de no mínimo uma semana, podendo durar um mês ou até mais, excelente para quem pretende fazer uma viagem de longa duração ou está em busca de aprender alguma habilidade específica.

Só no HelpX da Austrália existem mais de 8000 anfitriões recebendo hópedes! Vai perder?

A Austrália possui milhares de oportunidades em diversos programas

Existem várias modalidades de trabalho em praticamente todo o planeta, até no Alasca!!! É claro que como nesse programa, por existir a questão do trabalho, algumas pessoas tentam se aproveitar e exigir mais trabalho que interação. Para que isso não aconteça, aqui vão algumas dicas. A primeira, combine antes a quantidade de horas trabalhadas por dia e o total por semana, não aceite muitas horas de trabalho. Leia com atenção os depoimentos e se o anfitrião estiver no programa há algum tempo, mas não tiver nenhum depoimento, isso pode ser um indicativo de que quem ficou lá não gostou, mas não quis falar publicamente. Outra coisa importante é que se você não estiver procurando por trabalhos específicos, como aprender técnicas de plantar ou construir, de vendas, yoga, orfanatos/asilos etc, dê preferência por ficar em casas de famílias, não em estabelecimentos comercias ou fazendas, pois o trabalho será mais leve e o objetivo pessoal será a interação, não seu trabalho.

Ainda que inicialmente você vá pela hospedagem gratuita, garantimos  que após várias boas experiências com pessoas que abrem suas casas para você e te tratam extremamente bem, você vai optar por esse modo de hospedagem pelo puro prazer de conhecer de conhecer gente nova e de boas companhias.
Esses programas estão disponíveis por toda a Austrália e se você quiser passar aqui na agência, te mostramos como eles funcionam e contamos algumas experiências pessoais dos nossos agentes de viagens.

Mande um e-mail para nós CLICANDO AQUI e saiba como fazer turismo ou intercâmbio na Austrália e receba um atendimento personalizado. Veja nossas dicas também em nosso canal no You Tube e página do Facebook, fique por dentro das curiosidades e promoções seguindo nosso perfil no Instagram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário