A Austrália é o 6º maior país do mundo e com clima diferente em cada lugar. Quais as características da região que você vai? Saiba tudo aqui e agora!

Não se engane com a idéia de que a Austrália é apenas sol, calor e praias. Nem com a qual todos os Aussies (a pronúcia é "ozis" ou "ozi", no singular), apelido pelo qual os australianos são chamados, inclusive entre eles mesmos, são iguais. A Austrália é um país enorme em área e contribui com a maior parte das terras que formam o continente a qual pertence, a Oceania. Por ter tão ampla área e também por ter recebido ao longo de sua formação, e receber até hoje em dia, muitos imigrantes, você vai encontrar na Austrália todos os tipos de pessoas, costumes e climas variados também.

E você, vai pra onde? Saiba aqui um pouco mais sobre o clima e costumes das várias partes do país.


Melbourne, onde o antigo convive com o novo integrando a paisagem da cidade que respira arte

Clima
Falando um pouco sobre o clima do país, basta dar uma olhada rápida no mapa ilustrativo/comparativo abaixo, e já te permite uma boa idéia do clima diversificado que se pode encontrar na Austrália, devido a suas proporções continentais, o país abrange várias zonas climáticas. O norte onde o clima tropical predomina, costuma ser bem quente e úmido durante o verão e possuir um inverno bem ameno. No entanto, a maneira mais correta de separar as estações do ano próximas onde o trópico de capricórnio passa, seria entre estação úmida e estação seca, sendo a época seca a mais recomendada para visitar esses locais. As principais cidades que estão nesse região são, Darwin, a capital do Northern Territory (ou território do norte, em português) e Cairns, que fica no estado de Queensland. Nessa região você encontrará desde belíssimas e densas florestas tropicais, até belas praias. E partindo da cidade de Cairns, você tem acesso a famosa "grande barreira de corais", um dos lugares mais procurados do mundo para mergulho.


Image from: http://www.dailymail.co.uk/news/article-3665579/From-soaring-heat-Sahara-Desert-chilly-British-temperatures-Fascinating-climate-map-shows-countries-weather-Australia.html

No centro, a palavra “deserto” fala por si, com chuvas esparsas distribuídas ao longo do ano, o clima é seco e a vegetação pouca ou quase nenhuma em certas áreas. O centro da Austrália não é significativamente habitado, no entanto lá encontram-se alguns dos mais famosos pontos turísticos do país, como o monte Uluru, formação rochosa de cor avermelhada e muito peculiar, que atrai muitos visitantes. Porém, ainda na faixa central, mas próximo ao mar, está ao leste, Brisbane, a capital do estado de Queensland e, no oeste, Perth, a capital do estado de Western Australia (Austrália Ocidental, em português). Ambas de clima parecido, bastante ameno e estações do ano bem definidas. Durante o inverno algumas noites alcançam a faixa de 9ºC e durante o verão alguns dias chegam a 37ºC, sendo que Perth tem tempeaturas um pouco mais extremas que Brisbane, tanto para mais, quanto para menos.
Um pouco mais para baixo estão a capital do país, Canberra, a mais famosa cidade da Austrália, Sydney e a nem tão famosa, porém linda e aconchegante, Adelaide. As temperaturas nessas cidades são mais baixas que nas cidades já faladas aqui até então, porém ainda não tão congelantes. E Sydney, por exemplo, possui um clima bastante agradável durante o verão.


Sul da Austrália, temperatura próxima de 0ºC

Mas conforme nos aproximamos do sul do país o clima esfria significativamente, chegando facilmente a temperaturas próximas de 0º durante o inverno em certas cidades que tem o clima temperado. Nessa região está a famosa Melbourne, considerada várias vezes como a melhor cidade do mundo para se viver. O clima da cidade de Melbourne é conhecido por sua enorme variação no mesmo dia, os moradores costumam brincar que em Melbourne você pode sentir todas as estações do ano em um só dia. E mesmo durante o verão, muitas vezes pela manhã, as temperaturas estão baixíssimas e conforme se aproxima o meio-dia chegam próximas aos 40ºC. 
Ao extremo sul do país está também muito famosa, ilha da Tasmania, e sua capital Hobart. Apesar de durante o verão a temperatura alcançar eventualmente índices altos, o clima frio é predominante nessa região, chegando a temperaturas abaixo de zero durante o inverno. Nas montanhas do sul, tanto em Melbourne quanto na Tasmânia, costuma nevar entre os meses de junho e agosto, tendo até mesmo temporada de esqui.

Falando de uma maneira um pouco superficial, do centro ao norte do país é bem quente, enquanto que o sul oferece um clima mais temperado podendo alcançar temperaturas bem baixas durante o inverno. Então conforme como você se sinta confortável com o clima, o que não faltam são opções de lugares para visitar.

Cultura

A Australia foi colonizada pelos Ingleses e isso se reflete não só na língua falada do país (o inglês), mas em boa parte dos hábitos que se tem aqui. No entanto, com o passar dos anos a cultura e estilo de vida local e bem característico vem se desenvolvendo. Recebendo influências dos mais diversos grupos de imigrantes que se fixaram no país desde os primórdios da colonização e de fatores determinantes, como o clima, a riqueza do país e a sua história como nação. Hoje apesar de ser um país ainda novo, é dotado de identidade própria. Em sua expressiva maioria, os australianos são bem educados e simpáticos e, o que se observa ao viver nas cidades é como eles são adeptos das mais variadas atividades ao ar livre e de aproveitar a família, os amigos e todos os espaços de convívio que a cidade oferece. Um hábito muito comum entre os australianos (Aussies), é o de frequentar cafeterias e tomar um farto café da manhã, que pode ter, ovos, linguiça, feijão, batatas e todo o tipo de coisa, que faz frente a muito almoço por aí.


Café da manhã com: ovos, feijão, linguiça, cebolas fritas, pão e bacon 

Qualidade de Vida

Ter o maior salário mínimo do mundo, associado a um baixo nível de corrupção, a um desenvolvimento economico crescente há anos e a um baixíssimo índice demográfico, com certeza favorecem a qualidade de vida ser tão boa na Austrália. A alta arrecadação do governo é revertida para os cidadãos que por sua vez não são muitos com os quais se gastar.

Com cidades limpas, bem estruturadas e bem organizadas, empregos, acesso a todo tipo de entretenimento gratuito e uma grande sensação de segurança ao se circular pelas ruas, as cidades australianas alcançam cada vez mais o topo das listas que medem a qualidade de vida que um lugar oferece.


Australianos usam notebooks e celulares sem preocupação em qualquer lugar público

Custo de vida
O salário das profissões mais básicas não é tão mais baixo do que das profissões mais especializadas e apesar de existirem coisas bem caras em algumas cidades, como o valor da passagem dos transportes, frutas, queijo, aluguel etc, o essencial costuma ser absurdamente barato e muitas outras coisas além do básico são baratas ou no mínimo acessíveis, o que permite que todos tenham um significativo poder de compra. Principalmente os estudantes, mas a população em geral costuma se valer de alguns paliativos, como compartilhar uma casa alugada com amigos ou alugar quartos na sua própria casa, ir de bicicleta para o trabalho, entre outros para economizar dinheiro. A realidade é que apesar de várias coisas terem um custo alto, o valor alto recebido pela hora de trabalho e a pouca diferença salarial entre as pessoas, tornam o custo de vida bastante razoável para todos.

Para economizar dinheiro de passagem, muitos australianos vão trabalhar de bicicleta

Quer saber mais como funcionam as bicicletas de aluguel? Assista essse vídeo aqui! Direto do nosso canal do You Tube, com essa e mais dicas para você.

Mande um e-mail para nós CLICANDO AQUI e saiba como fazer turismo ou intercâmbio na Austrália e receba um atendimento personalizado. Veja nossas dicas também em nosso canal no You Tube e página do Facebook, fique por dentro das curiosidades e promoções seguindo nosso perfil no Instagram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário